Agrupar por data

Boa tarde,

Estou com um problema referente a agrupar datas em uma tabela dinâmica.
Exportei os dados de um programa para o excel. A planilha tem 2 colunas (DATA e VALOR)

Existe a coluna de DATAS onde tem as data, mas o excel não está entendo como datas (quando coloco filtro nessa coluna aparece classificar A a Z ou Z a A NÃO APARECE a opção classificar antigo para novo ou novo para antigo). Já tentei classificar a coluna como todos os tipos de data mesmo assim não adianta.

Quando transformo essa tabela em tabela dinâmica e tento agrupar

1. Item da lista

as datas por ano para ter uma relação VALOR POR ANO o excel não permite (NÃO É POSSÍVEL AGRUPAR ESTA SELEÇÃO).

Acredito que isso está ocorrendo porque a coluna DATAS não está sendo lida como datas. Alguém, sabe resolver? Não consigo disponibilizar a planilha aqui

Talvez as datas dessa planilha que você está trabalhando tenham sido informadas como texto, e não como número com formato de data, por isso o Excel não está reconhecendo.

Caso as datas problemáticas estejam nesse formato: 14/11/2018 use a seguinte fórmula e arraste para baixo:

=DATA(EXT.TEXTO(D2;7;4);EXT.TEXTO(D2;4;2);EXT.TEXTO(D2;1;2))

Substitua D2 para a célula onde começam suas datas.

Depois que você transformar todas as datas copie a coluna auxiliar e cole especial apenas valores em cima das suas datas originais. O Excel agora vai reconhecer suas datas.

Caso tenha dificuldade de realizar esse procedimento, pode enviar a planilha para meu e-mail yureusuarioluz@gmail.com que eu organizo para você.

Bom dia Yure,

Deu certo, obrigado. Mas por que 7;4 4;2 e 1;2 ?
Outro jeito que deu certo foi selecionar toda a coluna das datas DADOS - Texto para coluna - avançar - avançar e concluir.

A função EXT.TEXTO extrai uma parte do texto que desejo com base no caractere inicial e com base em quantidade de caracteres.

A função DATA transforma o valor em data, pedindo respectivamente ano, mês e dia.

Como suas datas estavam no formato correto elaborei uma EXT.TEXTO para o ano, o ano começa no sétimo caractere da célula e tem 4 dígitos, (7;4). Depois elaborei outra para o mês, o mês começa no quarto caractere da célula e tem 2 dígitos, (4;2). E por fim fiz mais uma para o dia, que começa no primeiro caractere da célula e tem 2 dígitos, (1;2) e após isso coloquei tudo dentro da função DATA.

Espero que tenha entendido minha solução.