[Ajuda] Calcular frete de itens por tamanho planilha pronta soh falta implementar essa parte

Olá gostaria da ajuda de vcs,
tenho esta planilha

gostaria que de alguma forma o frete nao seja dividido em partes iguais nos itens e sim talvez eu criar um (peso) exemplo 1, 2, 3 para: (leve ou pq, medio, pesado ou grande) respectivamente

exemplo um produto violeta que custa 1,98 o frete multiplicado por partes iguais que foram divididas o custo final dele com frete ficaria em de 5,46,
dai se talvez colocar um (1) nele e 2 e 3 nos outros produtos o valor do frete pare este iten ficaria menor, mas que somando no final bateria com o valor total do frete.

agradeco quem puder ajudar
espero que tenham entendido minha duvida

Amigo, sugiro que aproprie o frete proporcional ao valor de cada produto. NEste caso divida o valor do frete total (R$ 780,00) pelo valor total dos produtos (R$ 2588,60) e multiplique este resultado pelo valor unitário de cada produto. Assim rateia o frete proporcional ao valor do produto. É uma forma.
Abraço
Fernando Paz

entao, ja esta mais ou menos assim, mas eu queria q o frete no produto com maior tamanho(volume) incidisse um valor maior.

Boa noite.

Tente esta fórmula para calcular o valor do frete ponderado pelos valores e quantidades individuais:

F3=($N$4*(C3/SOMA($C$3:$C$17)+D3/SOMA($D$3:$D$17)))/2

Good luck!

Vou testar
ja mando como ficou

Ficou assim
se alguem enteder e puder me auxiliar… estou comecando agora tanto no excel quanto na administracao do viveiro
ultima aba do arquivo
31-07-17 PV
link

Boa noite.
Não entendi.
Você não chegou a testar a fórmula que eu sugeri?

Oi, sim estou usando a formula q vc me passou, estou usando a minha anterior que divide por igual e a sua que faz essa media.
mas digo nos resultados no geral, se alguem entender, sera q estou fazendo certo os calculos pra chegar no preco de venda?

Boa tarde.

A mim parece que está OK.
Você aplicou lucro de 30% e incluiu o valor do frete e pode escolher entre as duas formas.

Ab.