[AJUDA]Separar Soma por Cores

Bom dia/tarde/noite pessoal,

Gostaria da ajuda de vocês com uma fórmula, se possível, para calcular os custos de minha obra da seguinte forma:

Exemplo: Fiscal, o texto está na cor vermelho, eu queria uma fórmula do qual a tabela ao lado com o resumo dos totais fosse somando a medida que eu fosse adicionando os custos na planilha somente alterando a cor, é possível?

Agradeço de coração aos que me ajudarem!

Olá, @brunodfreitas tudo bom? Por esse sistema de cor eu não conheço, mas sei de um jeito que pode te ajudar. Vou explicar passo a passo pra você. Vamos lá:

1) Criar mais uma coluna com na sua tabela com a especificação da discriminação: o objetivo disso é você realizar a classificação da discriminação em relação aos itens da sua segunda tabela: Imposto, despesa, salário, terceirizado e administração. Segue uma imagem de que fiz utilizando alguns dados da sua própria planilha:

Para que você não precise ficar digitando toda vez o nome n coluna “lista”, você pode criar uma Lista Suspensa, é só você ir na guia Dados > Validação de dados e selecionar a opção lista. Você deve fazer isso aqui depois que abrir a caixa.

2) Criação das Fórmulas: Agora com essa lista criada, você pode criar as fórmulas sem precisar da cor. Para isso, nós vamos utilizar a fórmula SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1; [intervalo_critérios2; critérios2];…), ou seja, é uma fórmula para você somar determinados valores a partir de vários critérios. A tabela deverá ser algo parecido com isso:

Agora, vou te mandar as fórmulas que utilizei para isso:
Imposto: =SOMASES($D$7:$D$11;$F$7:$F$11;B16)
Despesa: =SOMASES($D$7:$D$11;$F$7:$F$11;B17)
Salário: =SOMASES($D$7:$D$11;$F$7:$F$11;B18)
Terceirizado: =SOMASES($D$7:$D$11;$F$7:$F$11;B19)
Administração: =SOMASES($D$7:$D$11;$F$7:$F$11;B20)

Sabendo que:
$D$7:$D$11 -> É o intervalo da soma (coluna dos valores)
$F$7:$F$11 -> É o intervalo de critérios (coluna lista)
B16 -> Faz referência à célula que contém o nome da lista.

Segue um print caso você precise visualizar como ficou.

Espero que essa solução te ajude! Qualquer coisa, só falar!

Abraços!

Ruy, agradeço a mensagem e realmente foi bem funcional, já implementei aqui.

Só fiquei meio enrolado na parte da validação de dados, devo selecionar todas as colunas ao lado na classificação dos meus custos ou há outra forma? No seu print você foi direto na opção e não deu pra ver o que você fez.

Agradeço mais uma vez!

Bruno,

Você deve selecionar toda a coluna da lista, que está no meu exemplo, e que você replicou na sua planilha, e depois seguir o caminho que falei: Guia de Dados > Validação de dados > fazer igual a imagem que mandei!

Qualquer dúvida, só falar!

Abraços

Mais alguém que queira contribuir com o tópico? A solução do Ruy foi bastante significativa mas queria saber se há alguma forma da qual perguntei logo no início do tópico!

Agradeço aos que ajudarem!