Banco de Dados para cadastro de clientes

Tenho uma planilha de Ordem de serviço que imprimo para os clientes assinarem na entrega dos carros na oficina em que trabalho, e gostaria de fazer um banco de dados para cadastrar os clientes, assim não preciso preencher tudo do zero todas as vezes, pois tem muitos clientes que voltam varias vezes e todas elas preciso pegar todas as infos dele de novo.

Minha primeira dúvida é: Melhor fazer o cadastro dos clientes através de um banco de dados como o Acess, ou apenas no excel através de uma segunda worksheet com VBA/Macro?

E independente de qual for melhor/mais fácil, alguma dica de como eu posso criar uma função para buscar os clientes já cadastrados? Pergunto pois através das pesquisas que andei fazendo sobre formas de cadastrar clientes no excel, vi com banco de dados e outras direto no excel, mas nenhuma mostrada como eu posso puxar esse cliente depois de cadastrado…

Porque minha intenção é cadastrar o cliente, e quando ele voltar a fazer serviço conosco, eu consigo buscar ele nesse banco de dados e fazer com que os dados salvos dele preencham sozinho a planilha… Não sei se ficou claro minha intenção. De qualquer forma, estou anexando a planilha junto para vocês terem uma ideia de como ela é.

Todos os botões dela já funcionam, com exceção dos botões de cadastro e procura de clientes.

PLANILHA

Boas, como você pretende fazer a pesquisa de cliente?
Por número, placa do veiculo, nome?

Boas veja se é algo desse género que deseja.
Fiz a busca a partir do CPF, pois acredito que seja um valor uníco.

Ficheiro:FULANO 1 GOL G4.xlsm (37,2,KB)

Acho que o ideal seria por CPF também, mas eu acredito que por nome seria mais facil, pois nem todos os clientes sabem o cpf de cor, perguntar só o nome facilitaria. Vou dar uma olhada no seu exemplo.

@poliv Caso queira a buscar por nome aqui têm. :slight_smile:
FULANO 1 GOL G4.xlsm (37,3,KB)
Alguma dúvida só chamar.

1 Curtida

Funcionou quase que perfeito, apenas que, na hora de buscar o cliente, ele diz que não está cadastrado, mesmo estando. Alguma ideia do porque isso possa estar acontecendo??

Dei uma revisada no código, mas pelo o que vi, não enxerguei nada de errado que possa estar causando isto.

Obs.: fiz uns testes aqui e percebi que ele só busca a primeira linha da tabela de cadastros, isso é, só está reconhecendo o primeiro cliente cadastrado. A partir da segunda linha de cliente, ele dá como se não tivesse cadastrado, não consegue reconhecer. Porém ao mesmo tempo não me deixa cadastrar novo, pois diz que já existe. Acredito que o erro esteja na contagem do intervalo das células dos nomes, talvez??

Veja se assim resolveu. :slight_smile:
FULANO 1 GOL G4.xlsm (37,6,KB)

1 Curtida

Funcionando perfeitamente agora.

Muuito obrigada pela ajuda e pelo seu tempo e desculpa o trabalho haha.

1 Curtida