Bloquear colunas em tabelas formatadas

Como fazer para bloquear uma coluna de tabela formatada.
No exemplo abaixo tenho uma coluna de referência para a formula “SOMASE”. O $ bloqueia a coluna “A” da linha 3 a 22. Quando seleciono uma tabela formatada a descrição do mesmo intervalo acima passa a ter a descrição do nome da tabela e do nome da coluna, ou seja, tabela “cadastro” e coluna “nome”.
No exemplo 1 eu posso arrastar a célula nas outras linhas que a formula identifica automaticamente a coluna a ser referenciada ($B$3:$B$22), pois tem a $ para bloquear a coluna e intervalo de referencia.
No exemplo 2, se arrastar a célula a referencia será deslocada para a coluna seguinte, alterando assim os valores procurados.
Existe alguma maneira de bloquear o intervalo de células (exemplo 2) para a referencia não deslocar? (desculpem, só consegui colocar uma imagem).

Exemplo 1
=SOMASE($B$3:$B$23;$Q3;C$3:C$23)

Exemplo 2
=SOMASE((cadastro[nome]);$B165;cadastro[Jan])

exemplo 2

Fala, @cleyton. Tudo bem?

Mesmo em tabela é possível usar as referências de células ao invés de referência estruturada (referência de tabela). Sendo assim, você pode escrever a função conforme exemplo 1 mesmo utilizando tabela.

Eu sei.
Acontece que quando são acrescentadas linhas, a função mantem o intervalo de referência e não considera a linha incluída.

@cleyton, se você deixar as referências relativas e apenas os títulos com referência absoluta, funcionará.

Deu certo.
Deu certo Xavier… Muito obrigado.
Descobri através desta conversa um detalhe.
Na planilha que estava utilizando haviam células vazias para futuros cadastros, como não estava utilizando estes espaços, não selecionava como referencia a coluna inteira da tabela (1ª a ultima linha). Quando reajustei a fórmula até a última linha da coluna, o excel acrescentou a linha que incluí na fórmula.