Botão ActiveX vinculado à um botão macro

Bom dia,

Estou com um problema na minha planilha e não sei qual solução usar.

Tenho uma planilha de ordem de serviço, e preciso colocar uma opção de forma de pagamento nela. Pensei em usar botões de ActiveX, como a caixa de seleção ou botão de opção por exemplo.

É aqui que complica:
Eu precisava criar botões macros e atribuir cada um deles ao botão ActiveX correspondente. Todos os meus botões macros ficam na Faixa de Opções do excel (barra superior).

Por exemplo: preciso criar 4 botões macro e (débito, crédito à vista, crédito parcelado e misto) e cada um desses botões seriam relativos à uma caixa de seleção (botão ActiveX) que teriam o mesmo nome, e quando eu clicasse em um dos macros, ele marcaria como selecionado a opção correspondente da caixa de seleção. Porém não sei como isso poderia ser feito ou se é possível.

Outra questão: Caso seja possível fazer essa função que expliquei, preciso que o meu botão macro de imprimir automático gere um erro caso nenhuma das caixas de seleção de forma de pagamento tenham sido selecionadas antes de imprimir.

Se alguém souber como posso resolver esses dois problemas ou tiver algum outro conselho do que poderia ser feito para selecionar a forma de pagamento, eu ficaria grata.

Boas @poliv
Para ser mais fácil de ajudar, por favor anexe o seu ficheiro.
Caso não consiga envie email para [email protected]
Obrigado! :slight_smile: