Cadastrar e Buscar informações no Access SQL

Eae guys, ceis tao bem?

To com um probleminha para fazer um cadastro de clientes para não precisar pegar sempre as informações deles, porém, diretamente pelo excel não teve a melhor das performance, então estou tentando migrar para o access.

Mas meu conhecimento em VBA e SQL no caso do access é mais ou menos, sei me virar e entender um pouco da lógica por traz do código, porém não estou achando muitas coisas sobre como jogar minhas infos do excel para o access, e como buscar essas infos e trazer elas pro excel depois.

Até achei várias, mas nada do que preciso. As soluções que eu achava, as planilhas com as infos eram básicas e geralmente com uma info do lado da outra, eles chegavam a a passar o código e explica-lo para fazer as devidas adaptações, porém, para se adequar a minha planilha, a lógica e estrutura do código não servia. No meu caso, as informações que preciso jogar pro Access pra salvar está distribuída em várias células meio aleatórias, e algumas inclusive mescladas, pois se trata de uma planilha de ordem de serviço que uso para colocar os serviços prestados dos clientes, e na retirada do carro da oficina, eles me passam as informações deles para eu imprimir. Portanto, não são organizadas padrãozinho.

Entao, eu precisava de uma solução/código onde eu pudesse jogar essas infos de células aleatórias no Access e depois puxar essas informações de volta para cada célula respectiva, ou se tiver um código que eu consiga adaptar para a minha eu agradeceria.