Calcular hora e dia uteis de chamado aberto


#1

Boa Tarde, eu preciso de uma ajuda com uma formula.

preciso calcular o horario que o chamado ficou aberto.
sendo que só posso calcular dia trabalhado em horario de expediente.
seg a sex 08:30 as 18:10
sab 08:30 as 12:10
domingo - não conta
feriado - não conta

então exemplo:
chamado aberto 03/10/2018 as 06:20 - final 03/10/2018 as 18:00 resultado = 09:30 (pois ele só comecou a contar as 08:30.

outro exemplo chamado aberto dia 02/10/2018 14:00 termino as 03/10/2018 15:00 resultado = 10:30

Alguém pode me ajudar, eu estou aprendendo excel, tentei variasss formulas. porém só cheguei até a formula de contabilizar dia útel, não consigo incluir o sáb.


#2

@Lucia, esses casos de horas são sempre complexos e específicos. Pode postar um modelo?


#3

Oi @xavier obrigada pela atenção, eu tentei anexa aqui um excel mas não foi.
vou tentar explicar.
eu tenho um chamado que tem a data de abertura e a data de fechamento. (alguns eu irei colocar a data de fechamento como agora ok)

Então eu preciso contabilizar quantas horas aquele chamado está aberto.
Porém eu só contabilizo dia e hora trabalhadas , ou seja eu preciso para o relogio.

então meu horario Contabilizado tem que ser.

Segunda a sexta é sempre das 08:30 as 18:00 (fora desse horario eu não posso contabilizar o chamado)
sáb das 08:30 as 12:00 e domingo não é contabilizado nada.

Eu vi um excel aqui que foi feito mais ou menos assim, porém la ele não contabilizava o sabado e domingo, e eu preciso que conte o sabado.

então exemplo
eu tenho o chamado aberto dia 27/09/2018 19:56 e foi fechado dia 01/10/2018 16:30
Sabendo que eu só conta de seg a sex das 08:30 as 18:00 e sabado 08:30 as 12:00.

Então esse chamado ficou aberto um total de 21:00 hros, pois dia 27/09 ele foi aberto fora do horario então só começo a conta dia 28 as 08:30 até as 18:00 (horario de trabalho que é de 09:30 total), dia 29 foi sábado então só volta a contar das 08:30 as 12:00 hra (total de 3:30 de trabalho) e dia 30 foi domingo não conta nenhuma hora, volta a contar dia 01/10 as 08:30 até as 16:30 que foi a hora que ele foi fechado então.

dia 27 - não conta
dia 28 - 9:30
dia 29 - 3:30
dia 30 - domingo não conta nada
dia 01 - foram 08:00 até fecharem o chamado
um total de 21:00 hrs que o chamado fico aberto.

Deu pra entender? eu não consigo anexar planilha aqui, desculpa.


#4

@xavier eu vi em uma publicação anterior aqui que você ajudou uma pessoa.

Neste caso o horario dele de trabalho é diferente do meu e ele não contabiliza sabado e domingo.

o meu é tipo isso porem o horario de trabalho é das 08:30 as 18:00 e contabiliza o sabado das 08:30 as 12:00 e o domingo e feriados não contabiliza.
Meu problema é que eu até tentei usar essa planilha que você fez mas eu não sei como faço para contabilizar o sábado.


#5

@Lucia, o problema não é com relação ao entendimento, mas à complexidade de trabalhar com datas no Excel. A solução, além de complexa, depende totalmente dos resultados esperados e, especialmente, da forma e formato de input destes dados. Por isso a necessidade de ver a planilha e identificar estes detalhes.

Coloque o arquivo em algum serviço de nuvem, como o OneDrive, por exemplo, e poste o link aqui. Assim poderei ter acesso ao arquivo.


#6

@xavier perdão eu não tinha entendido, vou carregar um excel com alguns exemplos, por é muito grande o que eu vou usar. vou colocar no onedriver ok. Muitooo Obrigada pela sua atenção


#7

https://onedrive.live.com/?authkey=!AJhau8a3Se-PYiM&id=113D0224902B98B6!1811&cid=113D0224902B98B6

Coloquei no onedrive
espero que assim, consiga me auxiliar, pois eu ja pesquisei em variosss lugares não consigo uma solução. obrigada pela ajuda @xavier


#8

@Lucia, vai ser um tento complicado. Criei uma solução parcial que não deve funcionar para todos os casos, mas pode verificar se estamos no caminho correto?

Segue arquivo: DataHora.xlsx (11,6 KB)


#9

Boa Tarde @xavier então no caso preciso que contabilize o horario de trabalho que é das 08:30 as 18:00 se for fora desse horario não pode contabilizar. nesse modelo que você me encaminhou, temos pelo horario total de trabalho que é 09:30 porém não contabiliza o horario correto.

No exemplo 1 a ordem foi aberta as 19:51 esse horário não pode mais ser contato pois é fora do expediente, só vai começa a contar no próximo dia útil as 08:30.

Estou com um funcionário aqui tentando criar em sql e eu tentando em excel, está muito dificil, ninguém está conseguindo bater tudo.


#10

@Lucia, a função que criei, ao menos em intenção, faz isso. E da forma que está eu já esperava que não batesse tudo. Só queria entender se estou no caminho correto pois se tornou grande e complexo pra seguir sem essa direção. Eu diria que se tiver, ao menos, 50% de acerto, estou em bom caminho.


#12

DataHora.xlsx (12,6 KB)

Oi @xavier consegui arrumar para calcular as hora sem fim de semana e sem feriados. porém ainda estou tentando fazer como calcular quando for sabado somente das 08:30 as 12:00, segue para voce da uma olhadinha até onde eu cheguei. Obrigada pela sua ajuda e atenção


#13

@Lucia, eu não sou a melhor pessoa quando se trata de datas no Excel. Aqui no fórum, quem costuma se destacar no assunto é o @deciog. Vamos ver se ele tem alguma ideia.


#14

Muito Obrigada @xavier vc me deu uma luz na verdade em um outro tópico que vc respondeu eu consegui uma formula e estou trabalhando em cima dela cheguei até onde não contabiiiza fim de semana e feriados. e só contabiliza o horario de trabalho das 08:30 as 18:00 , na verdade se o chamado for fechado depois ele será contabilizado isso eu não consegui mexer mas ai tb é culpa de quem fez hora extra kkkk…

só falta agora eu acha um jeito dele identificar que entre um dia e ou é sabado e se for contabilizar das 08:30 as 12:00 mas to aqui na luta.
DataHora.xlsx (12,2 KB)

vou deixar aqui caso alguém algum dia precise.


#15

Colega @Lucia veja se te ajuda:
Por favor, confirme se os critérios são esses mesmo…

DataHora.xlsm (30,1 KB)


#16

@xlarruda os criterios são esses mesmo, horario de abertura e data_final, o feriado eu atribui.
horario valido somente de sex a sex da 0830 as 18:00 sab da 08:30 as 12:00.

No ultimo anexo que coloquei consegui chegar fazer a formula porém falta atribuir quando for sabado.


#17

Lucia, Bom Dia.

Eu também não sou muito bom com datas mas confere o que fiz pintei para realçar, caso a hora esteja errada informa o correto.

Se minha resposta foi útil, clique no coração é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
DataHora Decio.xlsx (13,9 KB)


#18

Oii @deciog tudo bem? muito obrigada pela ajuda.

Olha deu quase certo, o problema agora é que quando a ordem é aberta antes das 08:30 ela não é contabilizada e deveria ser contabilizada a partir das 08:30. coloquei uma observação e coloquei tb mais exemplo e a hora correta.

Vou trabalhar em cima da sua agora pois facilitou mais o meu entendimento. muito obrigada.

DataHora Decio (1).xlsx (14,4 KB)


#19

@deciog eu mexi em algumas coisas e consegui chegar em um resultado certo.
vou testar mais e pedir para outra pessoa testar pois já não encontro mais erros rsrsrs.

Mass muitoooo Obrigada.
Obrigada a todos.

segue o final DataHora_.xlsx (14,2 KB)


#20

Lucia, Boa Tarde

Boa isso mesmo

Decio


#21

Olá Pessoal! Gostaria de saber se alguém pode me ajudar em uma dúvida de horas úteis em um processo de SLA.
Dependendo do nível da ocorrência ou chamado, preciso resolver o problema em “x” horas da data de abertura. Por exemplo: um chamado que foi aberto hoje, 05/11/2018, nível 4, precisa ser resolvido em 24 horas. O tempo da carga horária é o seguinte:
segunda-feira: 08hs as 23hs - 16 horas
Terças as Sextas: 08hs às 03hs (da manha) - 19 horas
Sábado: 00:00 às 03hs - 03 horas. Não tem carga horária nos feriados. COmo colocar em uma fórmula, por favor?