Calculo de datas condicional

Boa tarde…

Trabalho em um laboratório de análises clínicas e estou montando uma planilha para controle de resultados…
Ela me mostra quando algum exame dá alterado para poder ligar para o paciente se ele não voltar dentro de 6 meses!
Porém, eu gostaria que o Excel gerasse a nova data automaticamente quando alguma célula estivesse vermelha!

Imploro a ajuda de vocês…
Desde já agradeço!
Abraços…

Poste sua planilha por favor.

Não consigo anexar, pois sou usuário novo!

Você conseguiu visualizar a imagem?

Oi @Saimonton,

no caso da sua planilha, pelo que eu vi na imagem, todas as formatações condicionais já estão prontas. Isso significa que todas as condições já existem também.

Agora, para criar uma nova data automaticamente é necessário entender quando ela é gerada. Isso pode ser a diferença entre usar código VBA ou apenas fórmulas. Fiquei com algumas dúvidas aqui:

1 - coluna Data - indica a data em que os exames da linha foram cadastrados?
2 - coluna Repetir até - significa o que?
3 - coluna ok - significa o que?

Considerando que você quer analisar sempre que uma célula estiver fora do padrão, eu criaria uma tabela auxiliar ao lado para contabilizar sempre que um exame estiver fora do padrão. Para isso, para cada coluna, você vai ter que criar uma função SE analisando se o resultado colocado está acima ou abaixo do limite e, quando estiver fora do padrão ter a resposta 1 (por exemplo). Depois, bastará você somar os valores dessas linhas para ver que, sempre que a soma estiver igual ou maior do que 1 indicará um exame fora do normal.

Em relação a data de ligação, você pode fazer uma fórmula simples igual a célula da coluna data + 180 e criar uma formatação condicional que deixe essa célula em vermelho quando a data marcada lá for maior do que a data de hoje (que você deixa dinâmica usando a função HOJE)

Olá, Rafael!

Sua ideia foi de grande ajuda e vou tentar executá-la!!

A coluna Data remete ao dia em que o paciente realizou o exame!
A coluna Repetir até seria o dia limite para fazer o exame novamente, e nele está a fórmula x+180!
E a coluna OK é só um controle interno mesmo, não tendo relevância!

Muito obrigado pelo seu comentário! :slight_smile: