Calculo entre datas sobre valor fixo e proporcional

Boa tarde pessoal,

Procurei nos tópicos mais não encontrei algo que pudesse me ajudar.

Estou com a seguente dúvida, tenho um valor X"A2" que cobro pra determinados clientes na seguinte situação, se iniciar “C4” alguma atividade no período do dia 1 até dia 15, o valor é integral, mas se o inicio do contrato for já no dia 16 até 28, 30 ou 31 dependendo do mês o valor é proporcional da data que iniciou até o fechamento no ultimo dia do mês “D4”, o valor de cobrança aparecerá em “F4”.

Pessoal já tentei função SE de várias formas, mas ainda não tive exito na formulação, preciso muito dessa formula.

Oi @Brayanluca. Tudo bem?

Se entendi bem o seu caso, você pode resolvê-lo utilizando a seguinte função:

=SE(C4=0;0;SE(DIA(C4)<=15;$A$2;$A$2/DIA(FIMMÊS(A4;0))*$A$2))

Espero ter ajudado.

Abraços.

Caro @Brayanluca eu preciso de duas informações para fazer a fórmula que você precisa:

1- O maior valor a ser cobrado ao cliente depois que passa do dia 15.: Ex: Início do contrato dia 16 de um mês que vai até o dia 31?

2- O menor valor a ser cobrado ao cliente depois que passa o dia 15.: Ex: Início do contrato no último dia do mês?

Com esse dois valores limites eu consigo criar uma fórmula que distribua o valor no restante dos dias.

Aguardo a sua resposta!

Caro @Brayanluca,

Ainda aguardando sua resposta!

Obrigado!

Boa tarde meu querido,

Acho que minha explicação não ficou tão clara para você;

A minha questão é a seguinte, o valor fixado no contrato é de R$75,00 e não passará disso, pois o valor só tende a decair, na seguinte ideia, que se iniciar um contrato do dia 1 do mês até dia 15 do mesmo mês o valor não subirá e decairá, será sempre R$75,00, é um valor fechado conforme a negociação e estabelecido em contrato, mas em contra partida em sequencia do dia 16 até o final do mês, podendo ser dia 28,30 ou 31 será proporcional;

Cálculo proporcional de dias de contrato, pela análise de dias contados em um mês que contenha 31 dias:
Se entender que a dizima para a cobrança de um dia de contrato seria de (R$75,00 /31 dias = R$2,42) R$2,42 nessa analogia a cobrança para o contrato do dia;
16 até dia 31 (15 dias) R$ 36,30
19 até dia 31 (12 dias) R$ 29,04
25 até dia 31 (06 dias) R$ 14,52
29 até dia 31 (02 dias) R$ 4,84

O valor da cobrança só mudará após o dia 16 que entrará em proporcional conforme explicação acima, do dia 1 de todos os meses até o dia 15 será o valor integral de R$75,00, não sei se ficou claro minha explicação, mas espero que sim!!!

Boa tarde Xavier,

Obrigado pela sua ajuda!

Sua fórmula foi muito útil, tendo em vista que somente troquei o final, pois ele multiplicava a dizima pelo valor do contrato e assim o valor aumentava e o que eu realizei foi multiplicar essa dizima pelos dias de contratos efetivos, conforme abaixo;

=SE(C4=0;0;SE(DIA(C4)<=15;$A$2;$A$2/DIA(FIMMÊS($A$5;0))*E4))

Me trouxe o que eu precisava, Obrigado pela ajuda de vocês todos!

Resultado Final

Boa tarde @Brayanluca. Fico contente em ter podido ajudar.

Acho que ainda mais valioso que o resultado da solução, é o aprendizado que fica pro uso eterno.

Abraços.

Boa @xavier!

Essa função FIMMÊS(), não conhecia…vivendo e apreNdendo…minha fórmula ficou bem maior por desconhecê-la.

=SE(C4="";"";SE(DIA(C4)<16;$A$2;($A$2/2)-(($A$2/2)/(D4-DATA(ANO(C4);MÊS(C4);15))*(C4-DATA(ANO(C4);MÊS(C4);15)))))

Mas está valendo e o importante é que o @Brayanluca teve seu problema solucionado!

Parabéns!

Claro, @exceldiretoaoponto!

Eu aprendo coisas novas quase todos os dias. O mais legal é que quanto mais aprendo, mas vejo que ainda não estou nem perto de ser o “sabichão” do Excel. É incrível. E estes fórum é um lugar onde podemos compartilhar muito amor e conhecimento.

Vejo que você também é muito ativo por aqui. Eu já estou nesse fórum há alguns anos (desde a plataforma antiga) e é incrível o quanto já aprendi por aqui também.

Seja bem vindo, e, independente de quais sejam os interesses, vamos todos crescer juntos com liberdade por aqui.

Podemos trocar figurinhas também.

Abraços.

Obrigado pela força que vocês me deram…

Fico muito bom o resultado!