Como criar um botão pesquisar no excel que faça o seguinte

ola pessoal…começando hoje aqui no forum…começando a mexer no excel a pouco tempo…e estou precisando muito de criar uma planilha que faça o seguinte: se for possivel, lógico…
espero que eu esteja explicando certo…desde já meu muito obrigado a quem puder ajudar…
como na imagem anexo, eu queria criar um botão pesquisar que buscasse por nome como na tabela , mas me trouxesse as informações ao lado…tipo , eu pesquisaria por nome e sairia o nome e as informações como na imagem…

sabendo-se que como na imagem ai, cada nome usa as mesma informações, pois moram no mesmo apt…
vejam no apt 1-202…os tres nomes ali usam as mesmas informações…dai quando eu buscasse cada nome individualmente, o botão pesquisar me traria as mesmas informações…ou seja, 4 informações…mas minha pesquisa seria só por nome…

Olá @maurilio, boa tarde.

Fiz um exemplo aqui de como fazer, mas este está na mesma planilha dos seus contatos, e pode ser alterado para outra planilha. Portanto é só criar um botão e associar a esta macro.
Se quiser alterar as linhas e colunas para jogar o resultado, altere:
f2:g5
e as celulas
cells(2,6)… cells(5,6) aqui é linha, coluna
cells(2,7)… cells(5,7)

Sub Macro1()

Range("f2:g5").ClearContents           'limpar conteudo das celulas de pesquisa  <==  mude aqui

temp = InputBox("Nome a procurar: ")
continue:
    On Error GoTo sai
    If temp <> "" Then
        Cells.Find(What:=temp, After:=ActiveCell, LookIn:=xlFormulas, _
            LookAt:=xlPart, SearchOrder:=xlByRows, SearchDirection:=xlNext, _
            MatchCase:=False, SearchFormat:=False).Activate
        lin = ActiveCell.Row
        col = ActiveCell.Column
        If Cells(lin - 2, col) = "Moradores" Then
               lin = lin - 1
            ElseIf Cells(lin - 3, col) = "Moradores" Then
               lin = lin - 2
            ElseIf Cells(lin - 4, col) = "Moradores" Then
               lin = lin - 3
        End If
        Cells(2, 6) = Cells(lin, col)                       ' F2         coluna f=6
        Cells(3, 6) = Cells(lin + 1, col)                   ' F3
        Cells(4, 6) = Cells(lin + 2, col)                   ' F4
        Cells(5, 6) = Cells(lin + 3, col)                   ' F5

Cells(2, 7) = Cells(lin, col + 1)                   ' G2       coluna g=7
        Cells(3, 7) = Cells(lin + 1, col + 1)               ' G3
        Cells(4, 7) = Cells(lin + 2, col + 1)               ' G4
        Cells(5, 7) = Cells(lin + 3, col + 1)               ' G5

End If
    If MsgBox("É este ? ", vbYesNo) = vbNo Then GoTo continue

sai:
End Sub

Veja que estou preenchendo as células F e G, mas mude de acordo com a sua necessidade . Pode ser jogado em um msgbox também… Não sei o que vc precisa, por isso joguei em células.

abs

Ola grande amigo…desculpa a demora em responder…olha, em primeiro lugar quero aqui te agradecer muitissimo pela atenção e o carinho dedicado, desejando-lhe tudo de bom em sua vida e muito sucesso por compartilhar seus conhecimentos…tenha certeza que quem ajuda, um dia recebe em dobro…olha como te disse, sou bem leigo ainda na area do excel, mas devagarinho a gente chega la, com a a ajuda de pessoas como vc…veja se entendi bem…tipo, eu monto um banco de dados , crio um botão pesquisar e é só digitar esses códigos ai que vc me enviou no vba?

esse é o banco de dados…agora posso criar um userform de botão pesquisar e inserir os códigos?

Ola Maurilio.
Muito obrigado pelas palavras.
Não precisa se desculpar pela demora em responder, nossa vida é corrida demais, e creio que todos do grupo estão aqui para ajudar e aprender. As vezes fico lendo o que as pessoas fazem e sempre surge um modo diferente daquilo que pensamos. Vale a pena ler para aprender.
Bom, voltando ao assunto.
Pode criar um form com um botão, mas nem precisa de form, crie um botão na planilha mesmo que não cubra a coluna F e G, pois vou jogar a pesquisa nelas. Altere o tamanho destas colunas para não “comer” os textos.
Copie a rotina e cole no botão que vc criou.
Estou te enviando o que fiz para vc ver…

maurilio.xlsm (23,3 KB)

Qualquer duvida que necessitar, é só avisar. Ah, dá uma “curtida” ai na resposta ok (coração). Deveriam mudar para um positivo kkkk.

Valeu

ow amigo…desculpa ai mas como te disse…sou bem leigo em excel, e se não for bem mastigado, não conseguirei não…baixei o arquivo que vc me enviou, mas não entendi bem como fazer o treco funcionar…tipo, eu só sei criar um botão no userform…dai crio esse botão, e dou dois cliques nele e insiro o código que vc colocou la?não precisa fazer mais nada?teria como, não abusando da sua boa vontade, vc ja colocar um botão funcionando?é assim, as vezes não consegui transmitir direito o que preciso…(burrinho eu…não entende e ainda nem sabe explicar…) preciso criar uma planilha assim, simplesmente com um botão pesquisar,em que eu escreveria ali o nome de uma pessoa e ele me trouxesse o nome pesquisado, juntamente com os dados de informações relacionados á essa pessoa…é que sou porteiro de um predio, e tem muitos moradores la, e impossivel memorizar todos, dai eu preciso dessa facilidade utilizando o excel, se possivel, é claro…

Olá Maurilio.
Maurilio fique tranquilo, não tem problema não saber fazer, o importante é ter interesse em aprender, isto vale todo o esforço da gente.
No arquivo que te enviei já tem este botão e quando vc clica nele, abre uma janela pedindo o nome que vc quer procurar. Não precisa criar no userform, pode criar na propria planilha,
Você quer que eu faça na sua planilha ? Se quiser, me envie a sua planilha por email para luiz@cet.com.br que eu faço e retorno para vc em alguns minutos. É bem simples.
Me avise como vc quer fazer, se preferir, te explico passo a passo.
abs

Ola amigo…ja enviei a planilha no seu email…muito obrigado

ok, vou fazer, mas te entrego na segunda, vou embelezar para vc ok!

ok amigo muito obrigado pela atenção