Como fazer ou qual formula usar?

Olá !

Por favor como fazer a seguinte ação no Excel;

Tenho em B2 até K2, uma sequência de números assim; (B2:K2)

B2-----------------------------------K2
01-02-03-04-05-06-07-08-09-10

Como fazer com que em L2 até Z2 (L2:Z2), sejam inseridos automaticamente os números até completar 25? (Vou trabalhar com os números de 1 á 25) [ Em B2 até K2, será digitado qualquer número entre 1 até 25, mas apenas 10 deles, a partir de L2, devem constar todos os demais números não preenchidos até 0 25). ( Não é necessário que os números estejam ordenados, apenas que seja completado com os números faltantes, até o 25)

Assim;

B2-----------------------------------K2-L2----------------------------------------------------------Z2
01-02-03-04-05-06-07-08-09-10-11-12-13-14-15-16-17-18-19-20-21-22-23-24-25

Outro exemplo;

B2-----------------------------------K2-L2----------------------------------------------------------Z2
11-12-13-14-15-16-17-18-19-20-21-22-23-24-25-01-02-03-04-05-06-07-08-09-10

Agradeço a atenção!

Att,
Pedro.

Oi Pedro,

vejo duas formas de fazer esse tipo de funcionalidade. Vou listar aqui para ver se te ajuda:

1 - Usando a condicional SE aninhada (SE dentro de SE)

A lógica seria a seguinte. B2 ficaria em branco para você adicionar um número e na célula C2 você usaria a seguinte fórmula =SE(B2=25;1;SE(B2<25;B2+1;0). Depois bastaria arrastar para o lado até a coluna Z2

2 - Usando uma lista pronta

Para isso seria necessário criar uma lista automática no Excel - de 1 a 25. Depois de adicionar o primeiro valor, ao arrastar para o lado com a alça de preenchimento (funcionalidade habilitada ao levar o seu cursor para o canto direito inferior da célula), a lista se autocompletaria até 25 e recomeçaria ao ultrapassar o valor 25.

Vale a pena fazer um teste para ver o funcionamento exato dessa forma, mas acredito que funcionaria

Se quiser saber mais sobre como chegar nesses resultados, temos cursos de Excel. Vale a pena dar uma olhada neles:

Fala, @Pedro. Tudo bem?

Criei uma Macro para realizar esta ação. Já testei aqui e funciona, mas você precisa alterar no código o nome da planilha (Planilha1) para o nome da sua planilha.

Sub auto_completa()

Dim B   As Integer
Dim C   As Integer
Dim D   As Integer
Dim E   As Integer
Dim F   As Integer
Dim G   As Integer
Dim H   As Integer
Dim I   As Integer
Dim J   As Integer
Dim K   As Integer
Dim W   As Worksheet
Dim L   As Integer

Set W = Planilha1

W.Range("L2:Z2").ClearContents

B = W.Range("B2").Value
C = W.Range("C2").Value
D = W.Range("D2").Value
E = W.Range("E2").Value
F = W.Range("F2").Value
G = W.Range("G2").Value
H = W.Range("H2").Value
I = W.Range("I2").Value
J = W.Range("J2").Value
K = W.Range("K2").Value

For L = 1 To 25

If L <> B And L <> C And L <> D And L <> E And L <> F _
        And L <> G And L <> H And L <> I And L <> J And L <> K Then

W.Range("B2").End(xlToRight).Offset(0, 1).Value = L

End If

Next L

End Sub

Basta inserir um módulo, colar o código e atribuir o código à um botão. Lembre-se também de salvar o arquivo como Pasta de trabalho habilitada para macros do Excel.

Abraços

Olá Rafael, boa tarde!

O Excel corrigiu a formula para;
=SE(B2=25;1;SE(B2<25;B2+1;0))

Acho que apenas fechou um parênteses!

A lógica seria;

No intervalo de (B2:K2), demonstrado abaixo;

Estaria vazio, assim;

Eu iria inserir as dezenas, assim;

Até o limite de 10 Dezenas, depois disso, ao lado o Excel preencheria automaticamente com as dezenas não preenchidas dentro do Intervalo de até 25, ou seja seriam 25 posições.

Ficando uma única linha completa com todas as 25 dezenas assim;

01-02-03-04-05-06-07-08-09-10-11-12-13-14-15-16-17-18-19-20-21-22-23-24-25

Aplicando sua sugestão no Excel e preenchendo as dezenas a partir de B2, assim;

A saída foi;

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

Em resumo ele não preenche com as 15 dezenas faltantes, apenas incrementa mais um a dezena digitada em cima e caso não tenha mais dezena soma + 1.

Agradeço seu pronto atendimento e ajuda!

Sucesso!

Olá Xavier, boa tarde!

Muito obrigado pelo seu apoio!

Fiz todo o procedimento descrito, inserindo um módulo e também criando o botão para executar, será que isso está certo?

Private Sub CommandButton1_Click()
auto_completa
End Sub

Se estiver não sei por qual motivo o botão não executou…

Ele não Habilita para o botão executar!

O código está em um módulo e o botão foi criado e associado ao código, tudo está na Plan1, e foi salvo como “Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel”.

O que acha que pode ser?

Att,

Oi Pedro, quando você diz que não apareceu as dezenas faltantes você se refere a não ter o 0 antes do número?

Se for isso, normalmente o Excel entende 0 ao lado esquerdo do seu número como um número sem valor e por isso não apresenta. Se quiser ter, basta formatar o número que eles aparecerão normalmente.

Se for outra coisa que eu não entendi é só me dizer que eu tento ajudar.

Fala @Pedro.

Você tem que copiar todo o código dentro do módulo. Vou colocar aqui novamente, você copia tudo e cola lá substituindo o que você já colocou, ok? Lembre-se também de alterar o nome da planilha.

Private Sub CommandButton1_Click()

Dim B As Integer
Dim C As Integer
Dim D As Integer
Dim E As Integer
Dim F As Integer
Dim G As Integer
Dim H As Integer
Dim I As Integer
Dim J As Integer
Dim K As Integer
Dim W As Worksheet
Dim L As Integer

Set W = Planilha1

W.Range(“L2:Z2”).ClearContents

B = W.Range(“B2”).Value
C = W.Range(“C2”).Value
D = W.Range(“D2”).Value
E = W.Range(“E2”).Value
F = W.Range(“F2”).Value
G = W.Range(“G2”).Value
H = W.Range(“H2”).Value
I = W.Range(“I2”).Value
J = W.Range(“J2”).Value
K = W.Range(“K2”).Value

For L = 1 To 25

If L <> B And L <> C And L <> D And L <> E And L <> F _
    And L <> G And L <> H And L <> I And L <> J And L <> K Then

W.Range("B2").End(xlToRight).Offset(0, 1).Value = L

End If

Next L

End Sub

Abraços.

Xavier,

Fiz o procedimento informado, alterei o nome de Plan1 para Planilha1, como solicitado, como saída gerou um erro em tempo de execução;

Observando no código parou nesse ponto;

Set W = Planilha1

Informa;

"Erro em tempo de execução ‘424’ "

O objeto é obrigatório .

Obrigado Mestre, até aqui!

Att,

Fala Rafa,

Assim, eu teria que digitar 10 números em um local qualquer ok?

Perfeito, ao lado deve aparecer os 15 números restantes, então por exemplo se eu digito de 1 á 10, ao lado devem aparecerem as dezenas de 11 a 25, basicamente é isso!

Valeu Rafa!

Fala, chefe. Tem diferença entre nome e rótulo. O que eu quis dizer é que você deve alterar o nome da planilha no código VBA. Se não é ‘Planilha1’, então deve ser ‘Plan1’. Altere no código.

Fala @Pedro,

Se você vai digitar os 10 números, então é só usar a mesma fórmula que eu falei a partir da décima primeira coluna. Vou colocar um exemplo aqui:

Eu não sei se ficou claro, mas para escrever números começando com 0, você precisa utilizar um formato personalizado. Basta selecionar a célula, ir na parte de formatação de células, definir como personalizado e escrever 0#.

Fala Rafa, bom dia!

Mudou um pouco somente a fórmula da anteriormente postada que era;

=SE(B2=25;1;SE(B2<25;B2+1;0)

Resolveu!

Perfeito!

Grato Rafa!

Att,

Olá Xavier!

Refiz o procedimento, e pesquisando melhor acabei criando um botão desses simples com forma de quadrado, e atribuindo uma macro, colei lá o código, tomando cuidado para alterar para PLAN1, bom quando executo gera a mensagem “Não é possível executar a Marco”… Todas as macros estão habilitadas no meu micro, e o arquivo foi salvo permitindo macro!

Obrigado!

Att

Fala, @Pedro.

Acho que vou ter que dar uma olhada no seu arquivo. Pode encaminhá-lo para o e-mail exlplanilhas@gmail.com? Assim eu dou uma olhada mais de perto.