Comparação entre uma célula e um intervalo no SE

Tem três folhas na minha planilha. Na primeira tem as informações que preciso para alimentar a segunda folha. E na terceira listei umas palavras. Acontece o seguinte: Baseado nas informações da primeira folha ire criar uma tabela simples na segunda, apenas com duas colunas. Na primeira coluna eu não tenho problema, basta dar um = na célula inicial e arrastar para baixo que já resolve. Mas na segunda tem um problema. São células compostas por textos. eu poderia fazer igual fiz na primeira, mas o problema é quem entre uma linha e outra tem o nome de alguém e a palavra observação. Assim
-sicrano de tal
-observação
-informação que quero
-fulano de tal
-observação
-informação que quero

O que quero é apenas listar as informações que quero. Tentei usar o Se da seguinte forma: =SE(informação que quero<>$c$1:$c$47;informação que quero;""); esse intervalo é uma lista que já fiz com todos os nomes que poderão aparecer entre as informações e a palavra observação também. mas n está funcionando. e não sei como prosseguir. Socorro!

Olá, @jairotosc. Tudo certo?

A maneira mais simples que imaginei de fazer isso seria criar uma coluna auxiliar na outra planilha com os números 3, 6, 9, e assim por diante (anterior + 3). Depois você pode usar a função DESLOC para trazer os dados usando, como referência, estes números de linha.

por exemplo: =DESLOC(Planilha1!$A$1;A1;)

Se tiver alguma dificuldade, volte a comentar aqui.

Olá @xavier. Desculpe a demora para responder. Eu consegui realizar o que queria. Passarei pra você por aqui como procedi. Para ficar mais claro o meu objetivo era o de criar uma tabela que funcionasse como uma “forma de bolo”. Na pasta haveria três panilhas (folhas), a primeira seria o espaço da “forma” onde entraria sempre um relatório no mesmo formato, digo isso pois nesse relatório apenas me interessa três coisas: placa do carro (que está sempre na mesma coluna, e na coluna dele apenas consta ele), os itens que vem listados no relatório (aqui refere-se a peças ou partes do veículo, entretanto na coluna onde esse aqui está presente se encontra as palavras: “Código:”, “Filial:” e “Item”, que não me interessam) e as observações acerca desses itens (na mesma coluna dessas observações se encontra o nome do motorista e a palavra “observações”. Com isso em mente “a forma” que eu deveria elaborar se trata de uma tabela que puxasse para si a placa do carro, o item, a sua respectiva observação e uma ultima coluna com uma condicional que procure na observação certas palavras que caracterizem-na como urgente. A primeira coluna não me deu dificuldades pois na coluna onde se encontra as placas dos carros apenas o continham e mais nada. Na segunda coluna da tabela forma deveria aparecer os itens, e para isso usei o seguinte código

=SE(OU($‘POR RELATORIO AQUI’.A12=$‘BANCO DE DADOS’.$E$2;$‘POR RELATORIO AQUI’.A12=$‘BANCO DE DADOS’.$E$3;$‘POR RELATORIO AQUI’.A12=$‘BANCO DE DADOS’.$E$4);"";$‘POR RELATORIO AQUI’.A12)

POR RELATORIO AQUI = Espaço da forma; BANCO DE DADOS = Aqui consta os possíveis nomes de motorista que podem aparecer no relatório (não são infinitos) e as palavras que não quero que apareça na minha tabela principal (palavras como observação, itens, Filial:, Código:)

E para a segunda coluna, a coluna das observações, seguiu a seguinte função:

=SE(ÉERROS(SE($‘POR RELATORIO AQUI’.G12=PROCV($‘POR RELATORIO AQUI’.G12;$‘BANCO DE DADOS’.$C$2:$C$48;1;1);"";$‘POR RELATORIO AQUI’.G12));"";SE($‘POR RELATORIO AQUI’.G12=PROCV($‘POR RELATORIO AQUI’.G12;$‘BANCO DE DADOS’.$C$2:$C$48;1;1);"";$‘POR RELATORIO AQUI’.G12))

E para a coluna situação, que tem a função de informar se a avaria no veículo é urgente ou não, seguiu assim:

=SE(OU(ÉNUM(PESQUISAR(“freio”;E2));ÉNUM(PESQUISAR(“mola”;E2));ÉNUM(PESQUISAR(“óleo”;E2));ÉNUM(PESQUISAR(“radiador”;E2));ÉNUM(PESQUISAR(“careca”;E2));ÉNUM(PESQUISAR(“farol”;E2));ÉNUM(PESQUISAR(“lanterna”;E2)));“urgente”;"")

Esse último código ainda está sujeito a mudança por motivo de ainda haver inserção de critério de pesquisa.

Pronto, @xavier, a princípio a tabela está funcionando como eu queria. Vlw a atenção.

Fala @jairotosc. Fico contente que tenha encontrado uma solução. Quando se trata de desenvolvimento, sempre há várias formas de chegar ao resultado.

Aparentemente o seu caso era mais complexo do que imaginei inicialmente. Mas o importante é conseguir fazer funcionar de maneira que seja útil, funcional e fidedigno. Parabéns pela solução e se precisar de alguma ajuda, não exite em fazer uso deste fórum.

Abraços.