Condição de alerta para prazos de Vigência de Contrato

Boa tarde, estou querendo implantar uma condição de alerta no qual quando eu selecione o tipo de órgão responsável “Estado ou Federal” onde para ambos o prazo é de até 96 meses com base na coluna meses restantes, a coluna de alerta me traga uma mensagem (Falta tanto tempo para o contrato se vencer) com base no prazo inserido de “inicio da vigência e vencimento do contrato”, e se tiver como inserir outra condição com base no prazo de 96 meses gere um alerta a cada ano transcorrido, como por exemplo, passou 12 meses > gera o alerta com mensagem (Passou 12 meses do contrato), passou 24 meses, gera o alerta (Passou 24 meses do contrato) e assim sucessivamente até fechar os 96 meses…já tentei aqui mas não estou conseguindo. Fico agradecido a quem possa me ajudar. Obrigado!

Olá! Tipicamente, você vai utilizar a função SE para esse tipo de lógica. Para entender como você formatou sua planilha, seria interesse que enviasse o arquivo, assim posso sugerir um caminho de aplicação.

Antes de mais nada gostaria de agradecer pelo interesse em me ajudar. Bom, o que eu quero explicando de forma mais detalhada na verdade seria:

Trabalho com empréstimo consignado e eu gostaria de uma gestão dos prazos de vigência dos contratos dos meus clientes, e o que me interessa são os prazos restantes em meses, eu fiz algo até onde consegui. Os prazos que trabalho vai de 12 até 96 (12, 24, 36, 48, 60, 72, 84 e 96) meses (parcelas) se for através dos órgãos “Estado e Federal” e se for INSS vai até 72 meses (parcelas), o que eu quero é que no campo Alerta que criei é que pra cada 12 meses diminuídos me traga uma mensagem que passou 1 ano, 2 anos, por aí vai, por exemplo: Cliente contratou até 48 parcelas, se diminuiu 12 meses dos 48 então ele me traz a mensagem > “Passou 1 ano desde a contratação”, se diminuiu mais 12 meses > “Passou 2 anos desde a contratação” e assim vai…só que eu até consegui criar essa condição, mas da forma como fiz foi pra o prazo de 96 meses, então criei uma coluna “Limite de parcelas?” com SIM e NÃO, se for sim e por exemplo a qtde de parcelas for 48 então eu queria que ele me trouxesse “Contrato em vigência” e se diminuir 12 meses me trouxesse a mensagem "Passou 1 ano desde a contratação e não “Passou 4 anos desde a contratação” dando a entender como se o cliente tivesse contratado acima de 48 parcelas e não até 48 e dessa forma para os outros prazos -na planilha você irá ver! Tentei fazer com SE e PROCV com uma tabela auxiliar, mas também não consegui. Mais uma vez agradeço se puderes me ajudar. Obrigado!

Link download:
Planilha

Bom dia Leandro. Tens alguma resolução sobre esse meu caso? Agradeço pela atenção!