Contagem condicionada

Bom dia pessoal!
Estou com dificuldades em resolver um problema… preciso muito de uma ajuda.
Infelizmente ainda não fiz nenhum curso no excel… tudo que sei foi tentando e assistindo vídeos no youtube. Até porque minha profissão nunca exigiu nenhum conhecimento tão aprofundada nesta ferramenta. Contudo, hoje necessito.
Estou elaborando uma planilha para avaliar o rendimento de alunos na resolução de uma avaliação com 10 questões. Cada questão possuem 4 alternativas A B C D.
Ok… consegui desenvolver a planilha… fazer a contagem por questão de quantos alunos acertaram… enfim.
O problema está, em quando a questão é anulada por erro de divulgação de gabarito ou defeito de impressão na prova.
Ou seja:
Tenho que acrescentar 1 ponto para cada aluno quando uma questão da prova é anulada
2 pontos se duas questões forem anuladas e por aí em diante…
Mas não estou conseguindo.
Alguém poderia me ajudar?
Grata,
Roberta

Oi, @Roberta. Tudo bem?

Uma forma de fazer isso depende muito de como estão estruturados estes dados na sua planilha.

Mende o arquivo explicando o que você deseja fazer para exlplanilhas@gmail.com para que eu dê uma olhadinha.

Nossa Xavier… nem tenho como te agradecer.
Eu vi sua mensagem ontem mesmo… Minha vontade era respondê-lo prontamente.
Mas assim que sai do meu trabalho tive que ir para um compromisso agendado e quando cheguei em casa já estava exausta.
Vou terminar de dar os últimos ajustes nela e envio para seu e-mail.
Muito agradecida… muito mesmo!
Roberta