Criar consulta com VBA

Boa tarde! Leio aqui frequentemente mas esse é meu primeiro post. Espero não estar postando no lugar errado.

Bem, vamos a dúvida:

Possuo uma base de dados grande (cerca de 90000 pessoas) e gostaria de automatizar meus filtros… Resumidamente, uma das minhas funções é fornecer um quantitativo das pessoas nas diversas, digamos assim, subempresas de modo que os responsáveis possam alocar ou realocar as pessoas. Os dados que preciso trabalhar são mais ou menos da seguinte forma:

Empresa gerente Quantitativo Habilitação (profissão) Habilitação (profissão 2)
Subempresa 1 1 x a
Subempresa 2 2 y b
Subempresa 3 3 z c

Eu gostaria de fazer um form onde eu pudesse selecionar o que quero e me seja apresentada uma tabela dinâmica (não sei se o nome correto é esse) com o quantitativo necessário.

Poderiam me dar uma luz sobre como iniciar isso? Ou se tenho como resolver de outra forma mais simples que não seja VBA?

Antes de tudo, agradeço pelo espaço!

@queiroz76, acho que a forma mais simples de fazer isso é criar um autofiltro. Dá uma olhada nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wErBUBcbi00&t=0s&list=PLKUesa67X5hdvNKht1QeGiMdyEQZ3ZXJj&index=18

Obrigado mas o vídeo não ajuda muito. Estou fazendo de uma forma não muito “automatizada” mas funcional. Alterando algumas coisas que preciso e criando uma tabela dinâmica…