Dúvida sobre a fórmula =cont.ses

Boa noite.
No exemplo da planilha abaixo, o resultado total das portarias do CRF (cor cinza escuro) está acusando o valor total de 6, devido terem 6 linhas referente ao CRF, estando correta a informação.
O problema é com relação ao resultado do PEM 1, que acusa a quantia de 10 linhas, sendo que, das células de A18 até A22, os valores que estão em vermelho devem contabilizar o total de 1, devido os valores 003 estarem repetidos.
Resumindo: A planilha deve contar a quantidade de portarias abertas, comparando o campo UP (D9), juntamente com o campo Nº (A9), e quando nesse último campo aparecer valores repetidos (exemplo: A18 até A22), deve ser considerado apenas 1 valor. No resultado final (C4) o valor correto que deverá aparecer é 6 também.
Tem como fazer isso?
Agradeço desde já.

@Mauricio74, não sei se atende a regra de negócio do seu caso pois não sei como podem vir estes dados, mas uma ideia que tive é criar uma coluna auxiliar testando se o valor da linha anterior é igual ao da linha atual, por exemplo:

=SE(A9=A10;0;1)

Depois seria só fazer a função SOMASE somar os valores de acordo com a descrição:

=SOMASE($C$10:$C$25;E3;$D$10:$D$25)

Neste caso, criei a auxiliar na coluna D.

Olá xavier. Eu usei sua dica mas ainda não funcionou como eu gostaria. Eu posso lhe enviar a planilha para você analisar melhor essa questão.
De qualquer forma, eu agradeço pela sua atenção!

Fiz um exemplo mais didático. Se precisar, posso mandar a planilha para ficar melhor o entendimento.

Grato

@Mauricio74, mande a planilha para exlplanilhas@gmail.com.

Ok Xavier. Acabei de enviar. Grato!

Já te respondi lá, @Mauricio74.

Abraços.