Fazer Vínculos entre duas Tabelas e uma Data

Me ajudem, por favor!
Tenho duas tabelas e uma data na minha planilha.

Nas células A2 eu tenho o dia e na B2 o mês. Ao lado, tenho uma tabela contendo os 31 dias e os 12 meses do ano e para cada data dessa tabela há um referido número.

DATA 12 JANEIRO (por exemplo)

DIAS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
JANEIRO 1 2 3 4 3 3 4 3 4 3 3 5 4 3 3

E tenho uma segunda tabela de Períodos contendo uma legenda:

C = CHOQUE 5
O = ORDINÁRIO 4
E = ESTABILIZADOR 3
R = RECUPERAÇÃO 2
I = INTRODUTÓRIO 1

Nesta respectiva data acima (12 de JANEIRO), na tabela de dias/mês corresponde ao numeral 5. E o numeral 5 na tabela de Período corresponde a Palavra CHOQUE.

Preciso que ao escrever uma data em A2:B2, a fórmula busca o número na tabela de dias/mês e faça o vínculo com a tabela de período e escreva em uma célula (por exemplo) D1, o respectivo nome encontrado na tabela de período.

Me fiz entender?
Segue o link da Planilha Exemplo:
https://drive.google.com/file/d/1oMbENvE6KtzIoSPA_uU77Rqimtyti2zL/view?usp=sharing

Olá, @maruchoa, a fórmula ficou um pouco complicada, mas criei esta solução:

=DIREITA(ÍNDICE(A10:C14;CORRESP(ÍNDICE(D1:AI7;CORRESP(B2;D1:D7;0)+1;CORRESP(A2;D1:AI1;0));C10:C14;0);1);NÚM.CARACT(ÍNDICE(A10:C14;CORRESP(ÍNDICE(D1:AI7;CORRESP(B2;D1:D7;0)+1;CORRESP(A2;D1:AI1;0));C10:C14;0);1))-4)

CORRESP para encontrar a linha do mês, CORRESP para encontrar a coluna do dia, ÍNDICE para encontrar o valor da célula que corresponde a este cruzamento, CORRESP para encontrar a linha do valor encontrado na tabela período, ÍNDICE para encontrar o valor correspondente ao período relativo ao número e, por fim, DIREITA para extrair somente a parte do texto que importa, NÚM.CARACT para contar o número de caracteres do resultado encontrado subtraindo de 4 que é a quantidade constante de caracteres antes da palavra requerida, nesta última função repetiu-se todo o processo anterior.

Xavier,

No arquivo exemplo que você me reenviou funcionou direitinho, porém quando fui aplicar à minha planilha original, não deu certo. Na verdade, na planilha original estão todos os meses e dias do ano e a tabela de períodos (legenda) é um pouco diferente, mas nada que não se aplicasse a fórmula.

Usei tua fórmula para configurando para a planilha original e não deu certo, então estou colocando abaixo o link com a Planilha contendo 2 ABAS. A primeira, a sua e a segunda, a da planilha original.

Torço para que dê certo, amigo!
https://drive.google.com/file/d/1hf9-m0i113La1OAZshkAH-MSyYjhNf9C/view?usp=sharing

@maruchoa, na sua planilha original foram necessárias algumas modificações pois não seguia totalmente o padrão da planilha exemplo.

=ÍNDICE(B4:F8;CORRESP(ÍNDICE(A12:AG36;CORRESP(B2;A12:A36;0)+1;CORRESP(A2;A12:AG12;0));F4:F8;0);1)

Foram, basicamente, duas modificações centrais. A primeira é relativa a sua coluna de meses, onde constam células mescladas mas, para o Excel, continuam tendo o endereçamento à esquerda enquanto a função CORRESP espera, como segundo parâmetro, uma matriz retilínea, ou seja, uma linha ou coluna, apenas. Por isso não conseguia encontrar o valor. Então foi corrigido para o endereçamento correto na coluna A.

A segunda modificação teve mais a função de melhorar a qualidade e desempenho pois, não havia mais a necessidade de extrais parte do texto da célula já que ela conta com o texto exato a ser retornado. Sendo assim, não havia mais a necessidade da função DIREITA e tampouco das funções que constituíam os seus argumentos.

@xavier, ainda tive que corrigir uma coisinha aqui, mas agora deu certo sim, viu!
Fantástico, perfeito!

Me ajudou demais. Muito obrigado!