Fixar formatação de planilha

Bom dia pessoal,

Alguém poderá me ajudar?

Gostaria de fixar uma formatação de uma planilha
Exemplo: a planilha tem uma formatação X, as vezes no copiar e colar, o excel acaba assumindo uma formatação Y, nesse caso, a formatação presente no “control+c”.
Lembrando que não quero proteger a planilha, quero que o usuário insira dados, mas que persista a formatação da planilha.

Agraço desde já :slight_smile:

Olá, @jessikalobo. Tudo bem?

Isso acontece justamente porque é o comportamento esperado. Embora o Ctrl + V seja o segundo atalho mais famosos do mundo, o Excel provê outras opções de colagem muito interessantes. Acontece que a primeira opção, que corresponde a este atalho, é a opção que literalmente copia fórmulas e formatos. Como o Excel permite que naveguemos pelo menu através do teclado, um caminho para chegar a opção Colar Valores é pressionando as teclas, Alt, que inicia a navegação no menu, C, que expande as opções de colagem, V, que acessa o menu de colagem e, por fim, V, que seleciona a opção Valores, em sequência. Chegando à opção desejada, basta pressionar a tecla Enter para confirmar a seleção. Para simplificar, a sequência é:

Alt C V V Enter ' As teclas devem ser pressionadas em sequência e não precisam ser mantidas pressionadas.

A única outra forma de fazer isso é desenvolver uma rotina que aplique as formatações adequadas a cada alteração. Não considero uma solução muito boa para este caso, além de ser bem mais complexa.