Formular que calcule média envolvendo criterios e datas

Boa tarde,
Preciso de uma ajuda com esse tipo de formula.
Está descrito na imagem.
Vejam.

Fala, @vilmar. Tudo bem?

É só você digitar esta fórmula que você escreveu substituindo os valores pelas referências de células:

=(C2+C3+C6)/3

Só que, fazendo desse jeito, você sempre vai ter que construir na mão. Então tem uma função que faz a média automática pra você verificando um critério. Esta função a que me refiro é a MÉDIASE:

=MÉDIASE($A$2:$A$6;"Sabão";$C$2:$C2$6)

Note que usei o intervalo na coluna A como referência para para o critério “Sabão” e o intervalo da coluna C como intervalo para a média. Onde tem $, significa que estou utilizando referência absoluta. Ou seja, mesmo arrastando esta função para outras células, o intervalo não vai ser alterado.

Ainda, você pode ainda usar uma referência para o produto, fazendo com que você escreva a função apenas uma única vez e possa arrastar para os demais produtos automaticamente. Ficando assim:

=MÉDIASE($A$2:$A$6;$A11;$C$2:$C2$6)

Note que usei referência absoluta apenas na coluna, para a referência A11, já que, ao arrastar a função, eu quero que a linha seja alterada automaticamente de 11 para 12 e 13, ao fazer o “arrastamento”.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Boa tarde Xavier.

Eu preciso que me retorne a media com base nas datas. Veja que nesse exemplo uma das das datas se repete. Preciso que ela some todo os valores que teve no dia 01-07-07 para dai somar com as demais datas que teve saida do sabão, e depois faça a média. Em outras palavras seria uma média diaria, mas respeitando o critério sabão.

Veja que nesse exemplo o valor tem que resultar em 15.
Entendeu?
Vê ai o que você consegue pra mim…

@vilmar, não vou dizer que não tem como porque eu teria que ser o mestre dos magos do Excel para fazer tal afirmação. Mas não conheço uma forma de fazer isso sem antes fazer a soma e agrupamento por data.

Então você precisaria fazer assim:

Se precisar de ajuda, mande um e-mail para exlplanilhas@gmail.com.

Bom dia,

Ok Xavier. Abri mais duas colunas e busquei a menor data do item sabão e na outra coluna busquei a maior data do item sabão. Em cima disso fiz um SOMASE e dividi pela diferença entre essas datas.
Funcionou.

Obrigado!

Fala, @vilmar. Funcionou simplesmente pq a diferença entre estas datas é 2, mas não é logicamente correto. Pois se uma destas datas mudar, o resultado será diferente. Nesta linha de raciocínio, a função FREQUÊNCIA também teria funcionado para o sabão, assim como colocar, simplesmente o número 2, manualmente.

Se serve para a sua situação, ótimo. Mas se você for fazer alterações ou acompanhamento contínuo, não vai funcionar.

Claro, existe também a possibilidade de eu não ter entendido o que você queria.