Formulas com restrição no preenchimento

Boa tarde pessoal preciso de uma ajuda com uma formula.

Seguinte eu tenho uma planilha de RH e preciso criar umas restrições para a galera quando for alimentar. vou colocar de forma detalhada o que preciso, se alguém puder ajudar.

Na aba GARET na coluna C a pessoa escolhe a vantagem.

1 - Se escolher a vantagem GRAT ADIC RESPON EMP na coluna C o valor 1 na coluna K e valor 2 na coluna O só poderá ser 20;

2 - Se escolher GRAT ADIC RESP FIXO na coluna C e:

• escolher PRECEP ENF na coluna I INFO 1 ou coluna M INFO 2, os valores nas colunas VALOR 1 coluna K e valor 2 coluna O, será até 889,65;

• escolher PRECEPTORIA MED na coluna I INFO 1 ou coluna M INFO 2, os valores nas colunas VALOR 1 coluna K e valor 2 coluna O, será até 2941,10;

• escolher RESPONSAB TEC ENF na coluna I INFO 1 ou coluna M INFO 2, os valores nas colunas VALOR 1 coluna K e valor 2 coluna O, será até 889,65;

• escolher RESPONSAB TEC FARM na coluna I INFO 1 ou coluna M INFO 2, os valores nas colunas VALOR 1 coluna K e valor 2 coluna O, será até 817,70;

• escolher RESPONSAB TEC MED na coluna I INFO 1 ou coluna M INFO 2, os valores nas colunas VALOR 1 coluna K e valor 2 coluna O, será até 2941,10;

3 - Se escolher GRAT TITULACAO na coluna C e:

• escolher RESIDENCIA na coluna I INFO 1 ou coluna M INFO 2, os valores nas colunas VALOR 1 coluna K e valor 2 coluna O, só poderia ser 20;

• escolher RESIDENCIA E MESTRADO na coluna I INFO 1 ou coluna M INFO 2, os valores nas colunas VALOR 1 coluna K e valor 2 coluna O, só poderia ser 40;

Quem puder ajudar eu agradeço.FOLHA_COM INFO_GARET.xlsm (1,2,MB)

@deciog Boa tarde meu amigo, desculpa te perturbar de novo, vc já me salvou varias vezes, será que consegue me ajudar mais uma vez com essa formular ai em cima. Preciso criar um trava, para só permitir o preenchimento de acordo essas validações informadas.

Obrigado!

@suporteremoto, Bom Dia.

Neste caso o ideal é fazer com Macro e eu não sei programar com Macro

Decio

2 Curtidas

Obrigado de qualquer forma.

Boas estive aqui a tentar criar uma macro, veja se é isso que pretende.

Instruções
  1. Inserir todos os dados necessários.
  2. Carregar no botão atualizar.
  3. Terminando de correr a macro, as células do valor1 e valor2 ficam restringidas.

Deixo ficheiro já com a macro: FOLHA_COM INFO_GARET_AfonsoMira.xlsm (1,2,MB)

1 Curtida

Muito obrigado pela ajuda, assim que chegar vou testar. Pelo que eu entendi a pessoa poderia colocar qualquer valor e depois que eu rodar q macro ela iria alterar o que a pessoa preencheu de acordo com as restrições, seria isso? Pq eu preciso travar o preenchimento no momento que a pessoa for colocar os dados de acordo com as restrições informadas. Se ela escolher uma vantagem ela só poderia informar o valor correspondente, se tentar colocar outra coisa, não deixar e apresentar um erro. Como uma validação de dados.

1 Curtida

Tire me uma dúvida aqui em cima quando diz que o valor será até 2941,10.
Pode-se inserir valores de 0 até 2941,10
Ou apenas o valor 2941,10

?

Obrigado,
Afonso Mira

1 Curtida

Qualquer valor até 2941, 10

1 Curtida

Então com o código que eu fiz você insere os valores nas 3 colunas: Vantagens, Info 1 e Info 2.
Só depois de inserir isso certinho, corre a macro no botão atulizar, para o excel entender que linhas vai restingir e qual a restrição.

Só depois de correr a macro é que é possível inserir os valores.

Se inserir valores antes de correr a macro ele vai deixar inserir qualquer valor, pois o excel não soube quais restrições aplicar.

1 Curtida

Vou fazer o teste agora. Já te aviso.

Eu agradeço muito a sua ajuda, porém ainda não resolve o meu problema. Funciona assim, quem preenche isso são 4 pessoas, e a quantidade de linhas geralmente é em torno de 500, e eles sempre preenchem errado, e eu preciso acertar depois, o que toma horas. Eu preciso criar uma validação para quando por exemplo:
Ela escolher a Vantagem GRAT TITULACAO e o INFO RESIDENCIA, ela não conseguir inserir outro valor senão 20, se digitar outra coisa, acusar erro.
Essas restrições precisam funcionar no momento que a pessoa for digitar e travar se for valor errado para a vantagem e info escolhido. Não é possivel no momento que a pessoa abrir o arquivo a macro executar automaticamente até a linha 5000 sei la, e já pegar essas validações, de forma que a pessoa so possa digitar os valores permitidos para cada vantagem e info.

Como você me disso, sim seria possível abrir o ficheiro e ele executar logo automáticamente, mas ele não iria saber que restrições aplicar, pois não teria as informações de vantagem e info.

No máximo o que poderia fazer é à medida que vai preenchendo, a macro cada vez que existe uma alteração na folha roda a macro e aplica estas restrições.

Não sei se assim lhe daria jeito?

1 Curtida

Bom dia, acredito que resolva sim. Pode me enviar por favor a planilha com essa alteração.

Veja se está bom?
FOLHA_COM INFO_GARET_AfonsoMira.xlsm (1,2,MB)

1 Curtida

Bom dia amigo, assim rodando a macro automaticamente quando se escolhe a vantagem atende sim, muito obrigado de verdade. Vai ajudar muito.
Só que algumas vantagens não estão funcionando.
Quando escolher a vantagem GRAT TITULACAO:
e INFO: RESIDENCIA, o valor =20
e INFO RESIDENCIA E MESTRADO, o valor = 40

• RESIDENCIA E MESTRADO, só aceita 20, o certo é 40.

GRAT ADIC RESP FIXO:
quando escolher a vantagem GRAT ADIC RESP FIXO e INFO PRECEP MED o valor é até 2941,10, só aceita até 889,65, está errado.
quando escolher a vantagem GRAT ADIC RESP FIXO e INFO RESPONSAB TEC FARM, o valor é até 817,70, está aceitando até 889,65, está errado.
quando escolher a vantagem GRAT ADIC RESP FIXO e INFO RESPONSAB TEC MED, o valor é até 2941,10, está aceitando até 889,65, está errado.

Sem querer abusar, tem como ajustar por favor.
Precisa do botão atualizar, ou pode ser removido, pois já executa automaticamente. ?

O botão já não precisa fiz aqui o teste e deu tudo certo.

Tem que indicar a vantagem primeiro e só depois a INFO (caso exista) e depois sim ele vai fazer a restrição.

1 Curtida

Olha o anexo, se a pessoa escolher a primeira INFO como RESIDENCIA ele aceita o valor 20, ok!, se escolher a segunda INFO como residência e mestrado, só poderia aceitar 40, ele só tá aceitando 20, ele está pegando o valor da primeira INFO e não da segunda.
Parece que quando vc escolhe a VANTAGEM e a PRIMEIRA INFO, ele aplica a restrição da primeira INFO para os dois valores de INFO 1 e INFO 2.
Olha o anexo eu coloquei em amarelo os erros, na primeira linha INFO 2 só deveria aceitar 40, ele está aplicando o valor da primeira INFO e da segunda.
O mesmo acontece para as outras linhas em amarelo, ele pega a restrição da PRIMEIRA INFO escolhida para os dois valores, o certo seria o valor 1 pegar a restrição da primeira INFO e o valor 2 pegar a restrição da segunda INFO.FOLHA_COM INFO_GARET_AfonsoMira (2).xlsm (1,2,MB)
Fiz um video mostrando tbm.
https://drive.google.com/file/d/17TSi2LhemOlZFcV3UzaQm4ARq0NDxRUX/view?usp=sharing

a parte do 2941,10 está certo, pq é até 2941,10. No video eu coloquei como errado, mas não esta certo, ele aceita qualquer valor até 2941,10.

Vi o seu video aqui e sim realmente foi erro meu ele estava aplicando a regra da info 1 no valor 2 tambem.

Outra coisa que eu percebi errado é que pensei que o valor podesse ir de por exemplo de 0 a 889,65, mas o que fiquei a perceber pelo seu video é que só pode ser mesmo o valor 889,65. Resolvi esse problema também.

Penso que agora esteja tudo a funcionar certinho.

Tem duas versões uma que aplica a regra e automáticamente preenche já com os números, e outra que aplica apenas a regra.

Versão Preenche Automático

FOLHA_COM INFO_GARET_AfonsoMira_preencheautomatico.xlsm (1,2,MB)

Versão Normal

FOLHA_COM INFO_GARET_AfonsoMira.xlsm (1,2,MB)

Penso que agora esteja tudo certinho, caso esse não seja o caso estou aqui a disposição.

1 Curtida

Poxa amigo, me perdoa eu que me confundi, os valores não são fixos de 889,65 e 2941,10, são até esses valores. Me desculpa. Eu escrevi certo na primeiro exemplo que passei, mas no video acabei falando errado.