Função Se com formula no campo [valor_se_verdadeiro]

Bom dia a todos, preciso de uma ajuda
Estou fazendo uma planilha para recebimento de aluguéis. Em uma dada célula, quero calcular o imposto de renda que deverá ser abatido do valor bruto.
Quero que o imposto seja calculado somente se na célula E2 contiver a palavra “pago” ( célula E2 Poderá conter os valores pago com multa, pago sem multa, inadimplente ou desalugado).A coluna F é onde constam os valores brutos dos aluguéis. A alíquota praticada é de 27.5%.
A fórmula abaixo está dando zero como resultado. O que estou fazendo de errado. Obrigado

=SE(E2=“Pago”;(F2*0,275);0)

pago está entre asteriscos, não sei porque quando publiquei a formula não apareceu

Fazendo testes aqui, percebi que o erro está no uso do asterisco(não sei o que está errado mas está), porque quando coloco no campo [teste_lógico] o valor “pago com multa” ou “pago sem multa”, a fórmula roda.
Ajudem por favor

A fórmula está correta. Se na célula E2 tiver qualquer outra coisa, além de “pago”, vai retornar 0 (zero).

Ela ta retornando zero, mesmo quando e2 contem “pago”

Então o resultado da operação de multiplicação tá dando zero tbm. Reveja isso. Veja se o formato da célula não está em percentual… confira o número de casas após a vírgula…

@Gian, como o colega @Fernando informou, a fórmula é essa mesmo. O que está “errado” é o conceito, caso você queira descontar a alíquota. Se for isso mesmo, você tem que fazer F2 x (1-0,275). Na sua fórmula:

=SE(E2="Pago";F2*(1-0,275);0)

olá xavier, estou perdendo os cabelos aqui, me ajuda pelo amor de Deus. Não quero descontar a aliquota na célula que inseri a formula descrita, quero somente saber o valor do imposto devido, pela simples multiplicação do valor do aluguel pelo percentual (0,275).
O que esta dando problema é o uso do carcater coringa. Se eu coloco teste lógico com E2=“pago atrasado” E2=“pago em dia”, a formula roda corretamente, multiplicando o aluguel por ),275. Agora se eu colo E2=“Pago(asterisco)”, com a intenção da multiplicação ocorrer seja com E2 sendo pago atrasado ou pago em dia, a formula me retorna o valor zero. entendeu? É simples, mas não tá indo

@gian, ao contrário. Não é trivial como você pensa. Você está procurando “Pago” em uma célula que tem “Pago*”, ou “Pago com atraso”, ou ainda “Pago adiantado”. Não vai funcionar.

Neste caso você pode usar a função LOCALIZAR para verificar se a palavra “Pago” existe no texto.

=SE(LOCALIZAR("Pago";E2);F2*0,275;0)

Bom dia. Não entendi pq usa o asterisco. Crie um menu suspenso com as opções que deseja. Depois aplique a fórmula de forma simples. Se a opção for PAGO, faça isso, senão aquilo. Só isso.

grande xavier, obrigado. A formula funcionou quando E2 contem a palvra “pago”, mas não retorna 0 quando o conteúdo é diverso, no caso aqui inadiplente ou imóvel vazio.

obrigado fernando, o formato da célula está como moeda

criei o menu, o problema é que quero que a função seja aplicada quando E2 for pago em dia ou pago com atraso

Se quiser me mandar a planilha, arrumo r te retorno. fernandopazconsultoria@gmail.com

show. obrigado. O xavier quase resolveu aqui, mas a formula não tá retornando 0 quando não tem o a palavra pago em E2. Vou mandar. A formula está na coluna L. Em L2 vou deixar a formula que eu estava tentando, em L2 vou deixar a formula que o xavier sugeriu. obrigado

@gian, usa um SEERRO para tratar os erros e ficará tudo bem:

=SEERRO(SE(LOCALIZAR(“Pago”;E2);F2*0,275;0);0)