Inserir uma fórmula em uma planilha de DRE

Bom dia,

Preciso de uma ajuda quanto a criação de fórmula, trabalho com uma planilha de DRE e nessa, tem uma linha que altera as fórmula do percentual dependendo do valor da margem de contribuição líquida, Ex:
5.000 até 10.000 - 12,5%
10.000 até 15.000 - 15%

Porém, tenho feito essa alteração manual, gostaria de inserir nessa linha uma fórmula que já calculasse o percentual correto puxando o valor da margem de contribuição líquida.

Fui clara? Alguém pode me ajudar pfv!?

Olá, @Ludmila. Tudo bem?

Acredito que você possa utilizar a função SE para resolver este problema. No exemplo citado ficaria assim:

Supondo que o valor fica (ou inicia) na célula A1:

=SE(A1>15000;0,15;0,125)

Este artigo dee esclarecer melhor o uso da função: https://blog.luz.vc/excel/funcao-se-excel/

@xavier

Pensei nessa fórmula mesmo, porém, a fórmula que preciso que é complexa, veja bem:

Na coluna A, linha C eu tenho a margem de contribuição liquida, e a cada mês ela varia, logo, preciso de uma fórmula fixa, que calcule de pronto a porcentagem em cima dessa contribuição, ex:

Margem de contribuição liquida: R$ 12.564,00
o percentual em cima desse valor será 15%, porém esse percentual é para um valor de 10k a 15k, mas a fórmula precisa conter todos os percentuais, pq , como disse acima, cada mês vai ser um valor diferente, o que vai variar o percentual.
Temos 5 percentuais diferentes:
1k a 5k - 10%
5k a 10k- 12,5%
10k a 15k- 15%
15k a 20k- 17,5%
20k acima - 20%

@Ludmila, basta seguir concatenando funções SE:

=SE(A3>20000;0,2;SE(A3>15000;0,175;SE(A3>10000;0,15;SE(A3>5000;0,125;0,1))))

@xavier, coloquei conforme sua orientação e deu um erro:

VOCÊ INSERIU NUMERO EXCESSIVO DE ARGUMENTOS PARA ESTA FUNÇÃO.

@Ludmila, a fórmula está correta, eu testei no Excel. Verifique, antes de alterá-la, se ela funciona exatamente assim na sua planilha. Lembre-se que você não pode usar a própria célula como argumento das funções. Sendo assim, no exemplo, não vai funcionar se você inserir a fórmula na célula A3.