Lista Suspensa*************************

Boa tarde pessoal!

Gostaria de saber se existe alguma forma de deixar uma lista suspensa em uma célula somente se em outra célula for um valor x, caso contrário, que não traga a lista suspensa e a pessoa possa digitar na mesma.

Não sei se fui clara na pergunta, então vou exemplificar:

Tenho duas listas suspensas: uma de atividades e outra com nomes de empresas.

Na célula A1, tenho uma lista suspensa com as atividades “A”, “B” e “C”.

Célula B1: Caso na célula A1 esteja selecionada a atividade “A”, quero que a célula B1 fique disponível para digitação. Caso na célula A1 esteja selecionada a atividade “B” ou “C”, quero que na célula B1 apareça a lista suspensa com nomes de empresas.

Não sei também se é possível fazer isso, mas se alguém souber e puder me ajudar, agradeço muito! :slight_smile:

Boa tarde!
Direto pelo Excel não dá. A Função INDIRETO pode ajudar a mudar a lista conforme uma outra célula, por exemplo você pode mostrar os bairros de uma cidade, selecionando a cidade noutra célula. Se mudar a cidade, muda os itens que aparecerão na lista suspensa.
No teu caso, talvez tenha como resolver, mas daí com programação em VB. Vamos aguardar se aparece alguém que saiba isso.
Abraço
Fernando Paz

Oi, @maaoliveiras4. Tudo bem?

Como o amigo @Fernando disse, não é possível criar uma regra de validação que traga uma lista em um caso e deixe sem validação em outros. Se não forem muitas linhas, pode-se pensar em programar isto com VBA, mas fica um tanto mais complexo.

Boa tarde,

O que pode ser feito, é direcionar para uma célula em branco, assim quando você escrever nessa célula, automaticamente aparece na lista.

Fiz um exemplo e anexei. Foram criadas 3 listas, uma com o nome “Estados”, uma “SC”, uma “PR” e uma “SP”. Para que a lista seja de acordo com o Estado escolhido, no campo “VALIDAÇÃO DE DADOS - LISTA”, inclui a fórmula:

=SE($J$4=“Desconhecido”;$K$2;SE($J$4=“Santa Catarina”;SC;SE($J$4=“Parana”;PR;SE($J$4=“São Paulo”;SP;“NULO”))))

Onde J4 é a célula que encontra-se a lista dos Estados

Vê se é isso que precisa, e nos dê um retorno
Modelo.xlsx (8,7 KB)