Mapa dinâmico com tabela de dados

Quero desenhar uma mapa, separando regiões, e atribuir côr à estas regiões, condicionadas à valores numéricos. Por exemplo: no mapa do Brasil vou desenhar os Estados. Uma tabela de população vai determinar a côr de cada Estado. De 1 a 10.000 habitantes - amarelo, de 10.001 a 20.000 - azul, etc… Alguém sabe como fazer isso? Vou desenhar o mapa com a ferramenta RABISCO, em INSERIR > FORMAS.

Oi Fernando, tudo bom?

Eu nunca tentei fazer com essa ferramenta (rabisco) não. Atualmente no Excel 2016 você consegue gerar o mapa do Brasil de maneira bem simples pela funcionalidade de inserção de gráficos mesmo.

Basta adicionar os estados e os valores respectivos para cada um deles, ir na guia INSERIR, escolher a opção MAPAS e o gráfico vai ser criado automaticamente. Veja no meu exemplo com 5 estados.

O único problema é fazer a mudança de cor condicionada às regras que você quer. No meu caso, a mudança é automática de acordo com a quantidade.

Ok, muito obrigado. Vou atualizar meu Excel. Acho que esta nova ferramenta irá atender à minha necessidade. Abraço