Média ponderada com pesos dinâmicos

Olá amigos. Estou tentando algo que nem sei se é possível:

Tabela%20Din%C3%A2mica
Preciso definir uma fórmula de Média Ponderada que conte automaticamente a quantidade de células preenchidas em um intervalo e atribua pesos de forma decrescente, da esquerda para a direita também de acordo com essa quantidade.

Na tabela acima, tenho 6 valores, que precisam ter menos impacto conforme avançam as horas. Desta forma, gostaria que o Imediato começasse com peso 6, até chegar às 8h com peso 1 (é necessário que o peso do último valor sempre seja 1).

Isso seria muito fácil caso eu tivesse sempre a mesma quantidade de “momentos”, mas terei situações em que contarei com menos fatores e outras em que precisarei incluir mais:

Caso eu retire um dos momentos, preciso que o peso do valor do momento “Imediato” caia de 6 para 5, pois só há 5 momentos agora (lembrando que o último tem que ser 1).

Similarmente, se eu quiser incluir mais um horário, é necessário considerar a entrada de um novo momento, e recalcular o peso do primeiro momento para 7, pois agora temos mais um fator e o último precisa ser 1.

Algumas fórmulas que me ocorreram foram ORDEM.EQ, ÍNDICE e SOMAPRODUTO, mas não consegui agregá-las em uma solução. Acredito ter alguma outra fórmula que eu desconheça que pode me ajudar.

Adicionalmente, gostaria de tentar resolver em uma única célula, sem precisar de tabelas adicionais.

Muito obrigado!

Victor

Já tentou usar a fórmula cont.valores? Por exemplo na sua tabela onde há o valor 10 supondo que seja a célula B2:

=CONT.VALORES(B1:B$20) e arrastar para as células adjacentes?

ou não gostaria de criar essa tabela, por exemplo?

Oi Caique, já tentei sim, mas o que busco é mais complexo. Eu acredito que o CONT.VALORES vai entrar em algum lugar na fórmula, provavelmente na mesma quantidade de fatores envolvidos. Mas mesmo isso não vai se modular para quando eu adicionar ou remover fatores. Se eu tiver que fazer manualmente, a fórmula abaixo é mais simples e prática.

=SOMA((B2x6);(C2x5);(D2x4);(E2x3);(F2x2);(G2x1))/21

O que eu preciso é uma forma de propor um intervalo, fazer com que o excel conte quantas células estão envolvidas, atribua esse multiplicador decrescente de acordo com a quantidade de células e some esses multiplicadores na hora de dividir para fechar a média.