Negativo/positivo automático (fluxo de caixa)

Boa tarde

Gostaria de alguma forma do valor no meu fluxo de caixa ficar automaticamente negativo caso a coluna de ‘TIPO’ seja ‘SAÍDA’.

Basicamente, minha planilha tem quatro colunas: descriçao do item, tipo, pagamento e valor.

Na descrição colocamos o um nome para identificarmos; No tipo especificamos se é uma ENTRADA (ganho) de dinheiro, ou SAÍDA (gasto) de dinheiro; Pagamento é o tipo de pagamento que usamos (cartão, dinheiro, cheque, etc); E por fim, o valor que é autoexplicativo.

Acontece que eu queria uma forma de colocar o valor negativo automaticamente caso no tipo eu colocasse como saída. Já tentei fazer isso com a função SE, mas não consegui e tentei também, utilizando VBA, mas não tive sorte.

Perguntei a mesma cosia em um outro fórum, mas ninguém conseguiu me dar uma solução que funcionasse. Se alguém soubesse uma forma de fazer isso, eu agradeceria.

Tem como fazer com VBA utilizando o Worksheet Change, por exemplo. Mas talvez não precise de tanto.

Você não aceita fazer uma coluna auxiliar? Você digita o valor em uma coluna auxiliar e com base no que está na coluna B ele multiplica por 1 ou -1.

Se a coluna tipo for a coluna B, não funciona você fazer, para a linha 2 por exemplo:

SE(B2=“SAÍDA”;-1;1) * VALOR, onde VALOR é a coluna auxiliar…

Fora isso, apenas com VBA e Worksheet Change, como citei.

Para mim daria mais trabalho adicionar uma coluna nova, pois é uma planilha que já venho utilizando ao longo do ano, e já possui a maior parte da minha contabilidade. Acho que com o VBA me daria menos dor de cabeça.

@poliv, Bom Dia

Uma outra forma é colocar a função SE na formula que faz o calculo, não no valor origem

Se minha resposta foi útil, clique no coração é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio

Não sei se entendi, desculpe. Qual seria o cálculo e qual seria o valor de origem?

@poliv

Olha este modelo

Se minha resposta foi útil, clique no coração é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio
Modelo Decio.xlsx (11,2,KB)

1 Curtida

Entendi, mas não seria isso ainda que eu gostaria. Eu apenas queria que o valor da coluna “VALOR” ficasse negativo sozinho quando fosse saída.
Como você pode ver na imagem, os números em vermelhos são saídas, porém eu preciso colocar manualmente o negativo.

Queria uma forma de apenas colocar o valor, e o número ficasse negativo sozinho. Preciso de uma fórmula que multiplique esse valor por -1 caso a coluna tipo seja SAIDA. Mas nao consegui montar isso nas fórmulas que conheço e nem no VBA.

@poliv

Só por Macro e eu não sei programar Macro

Decio

@poliv
Boas tudo bem consegue disponibilizar o ficheiro para eu poder criar uma macro para o seu caso, é que sem ficheiro fica um pouco difícil.

Obrigado. :slight_smile:

@poliv
Fica aqui um pequeno exemplo veja se lhe ajuda.
Vou comentar o código para você tentar perceber ele.

Ficheiro:Exemplo_Afonso.xlsm (16,6,KB)

Caso necessite mais ajuda, por favor indique. :slight_smile:

Ficheiro atualizado: Exemplo_Afonso.xlsm (17,9,KB)

1 Curtida