Organizar tabela


#1

Boa tarde

Preciso organizar por ordem de “maior para menor” na vertical, porem minha tabela possui formulas que trazem informações caso elas existam “procv”.

quando gero do maior para o menor ou em ordem alfabética seja como for ele traz as linha em branco com formulas para o topo da tabela.

e preciso ter pelo menor 150 linhas aguardando valores para organizar e imprimir, onde gera varias paginas sem necessidade por serem celular com formula porém em branco.

Alguém sabe como corrigir


#2

@zapandrei, pode postar o arquivo?


#4

Ela fica assim após organizar, sendo que esta celulas A7 até A16 possuem formula que trazem dados de outra plan

botao “Classificar Tabela por pontuação” esta da seguinte forma

Sub Classificacao_Pontuacao()

’ Classificacao_Pontuacao Macro
’ Classifica do primeiro ao ultimo por soma de pontos

Range("C8").Select
ActiveWorkbook.Worksheets("Classificação").Sort.SortFields.Clear
ActiveWorkbook.Worksheets("Classificação").Sort.SortFields.Add Key:=Range( _
    "C7"), SortOn:=xlSortOnValues, Order:=xlDescending, DataOption:= _
    xlSortTextAsNumbers
With ActiveWorkbook.Worksheets("Classificação").Sort
    .SetRange Range("A6:AS153")
    .HEADER = xlYes
    .MatchCase = False
    .Orientation = xlTopToBottom
    .SortMethod = xlPinYin
    .Apply
End With

End Sub


#5

Pessoal, permaneço com a dificuldade de organizar do maior para menor e não trazer as celulas em branco com formula para o topo da tabela

Alguem teria uma ideia do que pode estar acontecendo

Range(“C8”).Select
ActiveWorkbook.Worksheets(“Classificação”).Sort.SortFields.Clear
ActiveWorkbook.Worksheets(“Classificação”).Sort.SortFields.Add Key:=Range( _
“C7”), SortOn:=xlSortOnValues, Order:=xlDescending, DataOption:= _
xlSortTextAsNumbers
With ActiveWorkbook.Worksheets(“Classificação”).Sort
.SetRange Range(“A6:AS153”)
.HEADER = xlYes
.MatchCase = False
.Orientation = xlTopToBottom
.SortMethod = xlPinYin
.Apply
End With


#6

@zapandrei, uma sugestão é, ao invés de utilizar vazio (""), utilizar caracteres como "zzz", por exemplo e “esconder” com formatação condicional.


#7

Boa tarde Xavier

Agradeço a sugestão…
vou lhe mostrar a formula que traz as informações


#8

Boa noite

Tentei fazer desta forma com formatação condicional, mas quando organizo ele sai da condição e interpreta a formula igual.

Até ja pensei em fazer uma organização pelo =ordem mas não me conformo que não consigo fazer classificar de cima para baixo e não de baixo para cima

ou seja, celular sem valores fiquem na parte debaixo da planilha e que elas nao sejam consideradas celulas preenchidas

outro exemplo é quando vou enviar para pdf, aquelas celulas em com formula mas sem resultadas tbem são lidas ao criar o pdf, assim criando varias linhas em branco

Realmente não sei mais o que fazer

ainda não consigo anexar meu arquivo xmls


#9

@zapandrei, coloque em nuvem e poste o link.

De qualquer maneira, vazio sempre virá antes do A, ou seja, qualquer coisa que se faça será uma “gambiarra”. Você, mente humana, e com recurso visual, entende que vazio tem que ir pro final. Mas um computador só entende aquilo que é ensinado e, sendo assim, ele foi ensinado que vazio vem antes de tudo e, logicamente falando, faz todo o sentido, tendo em vista que ele é capaz de entender que células não utilizadas ainda são diferentes de vazio e não as considera na classificação. É o mesmo que o valor 0 que, se na prática não representa valor algum (é igual a nada ou vazio), para um computador vem antes do 1, conforme lhe ensinado. (Fazendo o papel de advogado do diabo, aqui, rs)

Resumindo, para fazer algo diferente disso, será preciso encontrar uma forma de mostrar uma lógica diferente (ou enganá-lo), ou criar uma auxiliar que tenha uma lógica de classificação padrão que faça sentido e classificar, então, por ela.