Pesquisa Contém, é igual a..., é diferente de..igual no Formulário Excel VBA

Fala amigos. Gostaria de fazer uma Consulta num formulário VBA com as opções do Filtro Avançado do excel
exemplo CONTÉM… achei num sistema e me interessou muito, não acho como fazer na NET será que sem abusar vcs saberiam me auxiliar.
Segue um anexo com a foto da parte que falo. O Indexador são as Áreas (Financeiro, Jurídico, Área Técnica etc) e o interessante que queria e o operador lógico são as opções do filtro do excel o Contém seria o mais usado e o filtro o algo procurado exemplo 2010… Muito, Muito obrigado mesmo …

Sem%20t%C3%ADtulo

No VBA a lógica seria essa:

IGUAL : = seu_valor
MAIOR OU IGUAL : >= seu_valor
MAIOR: > seu_valor
MENOR OU IGUAL: <= seu_valor
MENOR: < seu_valor
CONTÉM: "*" & seu_valor & "*"
COMEÇA COM: =seu_valor & "*"
TERMINA COM: ="*" & seu_valor

Como que coseguiria implantar no meu formulário vc teria como dar uma Luz…
Ficaria muito agradecido… Entendo pouco de VBA estou estudando. e gostaria de ar uma moral ao meu projeto. queria colocar daquela forma da foto.
Lhe agradeço muito por responder vcs são fera…

Olha é complicado montar do zero… mas se tiver algum projeto iniciado ai, posta ele aqui e agente te ajuda

@SerafaNeri, isso deve ser programado, não é simples. Não tem como alguém aqui lhe dizer como fazer de forma mais específica.

vc pode enviar o seu email porque não estou permitido a enviar anex por ser membro novo…

xlarruda, pode enviar seu email para te mandar o arquivo o forum esta me bloqueando de enviar arquivos por ser membr novo
Obrigado