Pesquisa inteligente em planilhas

Boa tarde, pessoal!

Primeiramente, peço desculpas caso acabe cometendo alguma gafe no post (linguagem técnica, procedimentos do grupo, etc, etc)…primeiro post e não conheço muito bem o site =P. Dei uma pesquisada e não encontrei o que eu precisava. Gostaria de saber se existe uma forma de pesquisar através de uma célula (E não através do campo “Localizar”) uma célula que contenha um texto específico e, ao encontrar, o excel indicar se verde ou não encontrar ficar em vermelho.

Em termos práticos, tenho uma planilha com diversos códigos CNAE (aqueles de CNPJ) e gostaria de deixar um campo de pesquisa com uma forma visual mais prática. Isto é possível? Há fórmulas para isto?

Agradeço a atenção, galera.

Boa Tarde colega, fiz um exemplo rápido pra ver se é mais ou menos isso o que deseja. Porém o ideal é que você disponibilize um exemplo prático da sua planilha demonstrando nela o resultado esperado.

Segue o anexo:
Localizar com Condicional.xlsx (14,3 KB)

Abrç!

xlarruda, essa era minha ideia inicial! Exatamente dessa forma! Fiquei algumas horinhas tentando fazer uma planilha própria com tutoriais aleatórios no youtube e neste fórum. Estou tentando anexar, porém como sou novo no site, ainda não me permitem. https://we.tl/t-qdoPyxpQhj nesse link tem a planilha que estava criando. (Não achei nas regras algo sobre ser proibido compartilhar links para download, mas se for, excluo o tópico).

Minha ideia era preencher as células de B5 à B10 onde o próprio sistema me daria algumas informações, como:
1- Posso ou não licenciar o CNAE (Em substituição ao verde e vermelho que não sabia colocar, coloquei um aviso de duplicidade para falar que está igual aos CNAE’s abaixo, porém com isto só consigo colocar um aviso, como se fosse apenas uma cor)
2- Colocar apenas o número do CNAE e as células C5 à C10 preencherem respectivamente conforme “Tabela 2.2 x 2.1” que tem todos os CNAE (Tenho que referenciar uma célula que referencia outra?)

Alias, parabéns pelo talento com o Excel. Sei que para você deve ter sido fácil fazer essa questão de cores, mas não entendo muito além das operações básicas. Realmente admiro quem manja dessa ferramenta!

Caio, sobre o 1, como você utilizou a validação de dados do Excel, realmente acredito que não tenha como você adicionar um outro aviso para uma mesma célula.

Sobre o 2, entendi que você quer que sua planilha encontre a descrição do CNAE com base no que você digitou.

É só você ir na planilha 2018, na célula C5 digitar e arrastar para baixo:

=SEERRO(PROCV(B5;$B$12:$C$127;2;0);"")

Veja se era isso que queria.

Bom dia colega @CaioMaximo!

Aqui todos nós aprendemos algo novo todos os dias…

Segui a mesma lógica de formatação condicional do primeiro exemplo com a função SE + ÉERROS

Veja se te atende:

Lista CNAE Baixo Risco.xls (321,5 KB)

Ah, agora entendi a planilha dele :joy:

Acho que era realmente isso que ele queria. Boa Andre!

Era exatamente isto! que louco! vou ir atras para entender melhor essas duas funções do excel. SE eu conheço pouco e essa ÉERROS nem sabia da existencia, quanto mais elaborar esta formula toda que vc colocou. kk Cara, de todo jeito, agradeço IMENSAMENTE por ter gastado um tempo seu preenchendo a tabela de um cara aleatório no fórum. Vou aproveitar para estudar isso daí e tentar ganhar um conhecimento maior nessa ferramenta.

@CaioMaximo, se estiver procurando aprender um pouco mais sobre o uso do Excel, tem um curso grátis na Udemy para você começar. Depois você, se tiver interesse, aqui mesmo na LUZ tem cursos mais avançados e aprofundados de excelente qualidade. Se tiver interesse em começar no básico: https://www.udemy.com/basico-excel-2016