Planilha de avaliação

Bom dia Pessoal,

Gostaria de saber como posso identificar o texto com maior frequência no excel. Exemplo, preparei uma planilha de avaliação de desempenho para minha equipe técnica do laboratório onde 7 itens será avaliado como “ruim, regular, muito bom, excelente”.

Ao final gostaria que automaticamente o excel emitisse o resultado “bom, ruim, muito bom ou excelente” de acordo com maior frequência da avaliação. Ex: se um funcionário ganhou mais de 4 “muito bom”, sua avaliação final será “muito bom”. Mas eu quero que o excel calcule automáticamente esse resultado

Vale lembra que não poso trabalhar com notas, pois não está acordo com as boas práticas clínica.

abs

Oi @tatiana, tudo bom?

Você pode utilizar uma tabela auxiliar com as 4 avaliações e fazer a contagem da frequência delas utilizando a função CONT.SE.

Depois pode usar a função MAIOR nessa tabela auxiliar para encontrar qual é o maior valor (ou seja, o que aparece mais) e, por fim, usar um PROCV para buscar qual é a nota automaticamente.

Espero ter ajudado e se precisar tirar mais alguma dúvida é só me falar, abraços

Olá rafael, obrigada!

Eu já fiz o cont.se e um com frequencia…mas eu não poderia utilizar números a fim para evitar qualquer constrangimento ao colaborador. Mas se essa é única forma, como posso configurar a PROCV? não consegui aplica-la.

Att

Para configurar o PROCV você precisa criar uma coluna auxiliar, por exemplo:

você tem a tabela com os itens

Ruim / 2 / Ruim
Bom / 3 / Bom
Muito Bom / 4 / Muito Bom
Excelente / 1 / Excelente

Supondo que essa tabela que eu montei esteja no intervalo A1:B4, você teria que copiar os itens Ruim, Bom, etc na coluna C e fazer um PROCV para buscar o maior valor. Assim:

na célula D5 (ou qualquer outra) =MAIOR(B1:B4;1) - essa função retornaria o valor 4, que é o maior valor da lista de contagem da frequência - depois é só fazer o PROCV

=PROCV(D5;B1:C4;2;falso) - essa função retornaria o valor Muito Bom, que é o item com maior frequência

Camila, bom dia! Eu faria uma coluna de apoio, ao lado da avaliação. Por exemplo: na primeira coluna você coloca as avaliações, na segunda coluna um número correspondente àquela avaliação, como “ruim = 1”, “regular = 2”, “muito bom = 3”, “excelente = 4”. Depois apenas identifique o número com maior frequência, utilizando a função MODO. O primeiro passo é criar uma tabela atribuindo um número para cada avaliação, conforme mencionei acima. Na prática:
A B
1 Ruim 1
2 Regular 2
3 Muito bom 3
4 Excelente 4

Resposta (Coluna D) Fórmula (Coluna E)
1 Ruim =PROCV(D1;A1:B4;2;FALSO)
2 Excelente =PROCV(D2;A1:B4;2;FALSO)
3 Excelente =PROCV(D3;A1:B4;2;FALSO)

Depois é só aplicar a fórmula MODO na coluna E: =MODO(D:D)

Você pode ocultar esta coluna de apoio (B) ou mesmo usar outra coluna bem à direita, de modo que não apareça.
O problema aí é que se dois números tiverem a mesma frequência o resultado será o que estiver mais acima na lista. Mas, se usar o CONT.SE e MAIOR também terá o mesmo problema.
Sugiro que use o CONT.SE e faça um gráfico com o resultado.
Espero ter ajudado.
Abraço

Olá pessoal,Obrigada pelas dicas!

fernando gostei da ideia dos gráficos, irei adiciona-lo no formulário!