Planilha personalizada com simulação do Método de Monte Carlo para estudo de viabilidade econômica de instalação de usina fotovoltaica residencial

Olá pessoal!!!
Estou finalizando uma monografia e fiz uma planilha (excel) de estudo de viabilidade econômica para instalação de uma usina fotovoltaica residencial.
Eu fiz o estudo com base em um reajuste da tarifa de energia de 8%a.a, fluxo de caixa de 25 anos, TMA de 6,5% e depreciação da eficiência dos módulos de energia de 0,7%a.a. Com base na geração prevista da usina, rodei o fluxo de caixa dos 25 anos, apurando o valor da conta sem energia solar e com energia e a economia. Assim, calculei a TIR, payback e VPL.
No entanto, como forma de mitigar o risco, queria usar o método de Monte Carlo para simular o o reajuste da tarifa de energia entre 3 e 12%, aplicar 1000 iterações e verificar o impacto dessa flutuação sobre o Valor Presente Líquido (VPL).
Queria saber se tem alguém que conhece o método de Monte Carlo e tope o desafio em me ajudar na criação dessa planilha ou até mesmo acrescentar mais informações para usar nesse estudo???
Valeu pessoal

Oi, tudo bem?

Faz muito tempo que não mexo com Monte Carlo… mas salvo engano, acredito que você tenha que ter uma visão melhor do risco. Essa possibilidade da tarifa de energia variar de 3% a 12%, ela varia entre estes extremos com qual percentual? Cada intervalo de % (3% até 4%, 4% até 5%, etc…) tem qual probabilidade de ocorrência? Isso precisa ser definido antes de partir pro Monte Carlo.

Feito isso (definido o intervalo), acredito que você pode, para cada cálculo de VPL, sortear o valor do % por meio da fórmula ALEATÓRIOENTRE(1;100), onde esse número aleatório sorteado será buscado, via PROCV, em uma tabela com os % de probabilidade definidos e acumulados. Feito isso, calcule para as 1000 iterações e é esse o resultado.

Como disse, faz muito tempo que não vejo, mas acredito que esse seja o caminho.