Rateio entre 2 colunas

Boa noite a todos!
Tenho uma planilha que eu queria fazer e faz tempo que não consigo (virou um desafio pra mim isso já), e acredito que como muitos aqui são mais experientes que eu, possa me dar uma luz.

Tenho valores de parcelas e queria distribuir próximo à média, entre duas pessoas.
Abaixo está como faço, mas é manual.
Teria como isso ser feito por VBA automaticamente, ao invés de eu ficar na tentativa e erro até próximo a media?
print

Oi,

Ter como tem, mas sinto que faz falta uma regra aqui. Por exemplo, talvez se a gente fizesse o 7 indo pra pessoa B e o 6 indo pra pessoa A, teria resultado similar. Mas o que fez a gente decidir por isso?

O trabalho que você faz manualmente, você consegue explica lo em passos, como se fosse um “algoritmo”? Se conseguir isso, o Excel é o de menos.

Por fim e não menos importante, coloque uma planilha com exemplos e o layout de estão os dados.

Bom dia Rsardinha! Agradeço o feedback.
Entre o caso do 6 e 7, não tem ordem, o que importaria é estar distribuído. Porém não há fórmula que eu faça isso (aí mora o problema kk), realmente distribuo a olho.

Vou deixar um link externo, pois o fórum não está me permitindo anexar.

http://www.mediafire.com/file/d6r6cvtpohraj4f/Pasta1.xlsx/file

Olá,

Achei um jeito melhor de fazer, sem usar o VBA. Baixe a planilha da sequência. Nela você encontrará duas abas: “Modelo”, onde vai inserir no máximo 10 dados na coluna A, células sinalizadas por azul (esses valores serão usados para divisão); “Cálculo”, onde está todo o cálculo auxiliar para te apoiar.

O que eu fiz:

• em “Cálculo”, coloquei todas as combinações possíveis destes (no máximo) 10 números: 1 significa que vai para a pessoa 1, 0 significa que vai para pessoa 2. Isso está nas células de A a J
  • na mesma aba, calculei qual o valor que a pessoa 1 teria somado em cada uma das combinações. Isso está na coluna V
  • na coluna W, calculei qual a diferença dessa soma para a média (valor que deveria ser o exato)

Feito isso, basta encontrar qual o menor destes valores, pois esse é o cenário mais ‘próximo’ do que queremos.

Veja se te atende, por favor.

Modelo-renaneemm-v2.xlsx (176,5,KB)

1 Curtida

Meu caro, eu já estava careca nisto kkk

Muito obrigado, você solucionou do jeito que eu queria realmente, vi seu comentário e a planilha, parabéns pela lógica que teve!

Obrigado!