Resumo por classe

Tenho uma planilha A com 3 colunas
Col. A=nome do item
Col. B=unidade
Col. C=classe
uma planilha B com 2 colunas e n linhas sendo:
Col. A=item
Col. B=valor do item
preciso obter numa planilha C o resumo das somas dos valores da planilha B, divido pela classe dos itens:
Col. A=classe
Col. B=soma dos valores dos itens da planilha B que tenham a mesma classe da col. C da planilha A

Se eu tivesse uma col. de classes, bastaria usar:
=somase(intervalocomdicao, condição, intervalo soma)

em resumo: totalizar os valores de todos os itens de mesma classe.

Fala, @lopp. Tudo bem?

Você vai ter que aninhar funções aí. Configurei as planilha da seguinte maneira:

planilha A:

planilha B:

planilha C:

Na coluna B da planilha C inseri a seguinte fórmula:

=SOMASE('planilha B'!A:A;ÍNDICE('planilha A'!A:C;CORRESP(A2;'planilha A'!C:C;0);1);'planilha B'!B:B)

Ola amigo.
muito obrigado por responder tao prontamente.

a função índice associada com corresp fornece somente o primeiro item da classe, mas eu posso ter mais itens com a mesma classe e neste caso quero totalizar os valores de todos os itens de mesma classe e são alfanuméricos e não precisam estar em ordem.
É uma planilha para controle de despesas onde Planilha A é o cadastro dos itens, Planilha B contém os lançamentos de compra de itens e Planilha C o resumo das despesas por classe.
Grato
Lopp

@lopp, você testou a solução? A fórmula utiliza ÍNDICE com CORRESP apenas para encontrar a classe associada ao item para, então ser um critério da função SOMASE. Note que na imagem exemplo que coloquei, os valores foram somados corretamente.

Xavier, testei sim.
o que vc coloca está perfeito. Porém, se forem acrescentados mais itens na Planilha A (item D, classe 1 - item E, classe 3 - item F, classe 2, …), por exemplo, e fizer lançamentos na Planilha B destes itens, eles não entrarão na totalização da Planilha C pq o 2° argumento da função SOMASE - ÍNDICE e CORRESP - só reconhece o primeiro item da Planilha A.
É necessário somar todos os itens da Planilha B com a mesma classe.

Xavier, vc experimentou acrescentar mais um item “D” na Planilha A, de classe 1 e efetuou um lançamento do item “D” na Planilha “B” com valor 1? Ele somou na classe 1 da Planilha “C”?

Eu criei as Planilhas A, B e C idênticas ao seu exemplo e não obtenho o mesmo resultado.

Pode anexar sua planilha, @lopp?

Sou novo no Fórum, comi faz pra anexar arquivo?

Kelvin
Bah! Eu uso via celular e não tem esta opção
Ferrei-me.
PS.: posso enviar por e-mail.

Preenchi com alguns valores deixei em amareloSaldo 06-02-2018.xlsx (100,3 KB)