Retornar ultimo valor com base em data

Opa, Saudações.
Tenho uma tabela de compras de produtos. Preciso retornar o valor da ultima compra. Por exemplo:

DATA_COMPRA PRODUTO VALOR
01/01/2021 LARANJA R$ 10,00
01/01/2021 UVA R$ 15,00
05/02/2021 LARANJA R$ 12,00
05/02/2021 UVA R$ 20,00
03/03/2021 LARANJA R$ 14,00
03/03/2021 UVA R$ 9,00
09/03/2021 PERA R$ 15,00

Em uma outra planilha, quando eu digitar “LARANJA” ele deve retornar pra mim o valor de 14,00, que é a ultima compra(considerando o campo data)

@webesuportes, Bom Dia.

O ideal é postar um modelo para fazer as formulas

Supondo que a data coluna A produto coluna B valor coluna C , na coluna D2 voce coloca o nome Laranja, na coluna E2 coloca a data, então usa esta formula

=PROC(2;1/($B$2:$B$16=D2)*($A$2:$A$16=E2);$C$2:$C$16)

Confere se é desta forma que desejas, se não
Poste um modelo com resultado esperado se não conseguir poste em site como SendSpace / Mega / GoogleDrive / Dropbox Drive outros

Se minha resposta foi útil, clique no coração é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio

1 Curtida

Obrigado amigo pela contribuição. Vou tentar postar um modelo como recomendado. Ma para adintar, vou tentar ser mais claro.

Imagine uma tela de PDV|POS. O usuário não tem acesso à base de dados. Neste caso ele não saberia a ultima data para colocar como sugerido pelo Senhor. Quando o usuario digitar laranja, o proprio excel precisa descobrir a data da ultima compra e mostrar na outra célula o valor. A data não será exibida para o usuário, ele não precisa saber quando comprou, apenas por quanto comprou.

Outra coisa. Este intervalos tipo $B$2:$B$16, acho que precisaria ser o nome de uma tabela Dinamica(Ainda não sei), pois diariamente esta base cresce.

@webesuportes

Notei que não clicou no coração para agradecer a ajuda dada

Aguardo o modelo para fazer a formula

Decio

1 Curtida

Segue o link amigo.
Ajuda Excel

@webesuportes, Boa tarde

Vi que clicou obrigado

Coloca esta formula na célula I2 e arraste para baixo,

=PROC(2;1/($B$2:$B$14=H2);$C$2:$C$14)

Nota que voce colocou para Laranja 2,50 e o ultimo é 3,00, nota tambem que voce digitou MAÇA sem acento é obrigado ter a mesma descrição para que possa fazer a procura

Se minha resposta foi útil, clique no coração é uma forma de agradecimento da ajuda

Decio

1 Curtida

Opa, fico muito feliz por ajudar. No entanto a fórmula que me recomendou, não leva em consideração a Data.

Na fórmula que passou, ele entende que a ultima compra é a ultima digitada, e isso não é verdade. Só funciona se o usuário digitar na ordem crescente de data ou se ele ficar (Classificando) após digitar a compra.

Teria como pegar o ultimo preço levando em consideração a data, uma vez que ela é aleatória?

Valeu.

@webesuportes, Bom Dia.

Na seu modelo não sei se a data é compra ou venda, ai fica difícil saber a data, muda o modelo para que possamos fazer a formula correta, aguardo novo modelo.

Decio,

1 Curtida

Na verdade tudo e compra. Digitação errada.
https://drive.google.com/file/d/1MNp_JbtmLv9J58z68ueBxZHfZ17o72ub/view?usp=sharing