Somar colunas alternadas entre planilhas

Prezados,

Estou com o seguinte problema: eu tenho um arquivo com duas planilhas (PlanA e PlanB). Na PlanA, eu gostaria de uma formula que viesse a somar em um intervalo regular, certas colunas da PlanB. O problema é que esse intervalo regular precisa ser mantido quando eu arrastar a formula que está em PlanA. Vejamos um exemplo:

Na PlanA, na celula A2, eu tenho a seguinte fórmula: =SOMA(PlanB!B1:B9). Beleza, o que eu quero é o seguinte: quero colar essa fórmula da A2 na célula E2 e, ao invés da fórmula ficar =SOMA(PlanB!E1:E9), eu gostaria que ele ficasse =SOMA(PlanB!D1:D9). Novamente, se eu colar a mesma fórmula na celula H2, ela fica, na PlanA, =SOMA(PlanB!H1:H9). Manualmente isso é fácil de fazer, mas eu gostaria de automatizar o processo.

O problema dele é que eu estou tentando construir um orçamento e há uma diferença entre as colunas dos meses nas duas planilhas. Na PlanA, os meses (como Janeiro, Fevereiro e etc), possuem três colunas: o que eu aloquei para gastar (p.ex: gasolina, R$ 300), o que eu efetivamente gastei na categoria (p.ex: gasolina, gastei R$ 200) e o saldo, o que sobrou (p.ex: gasolina, R$ 100). Na PlanB, o que me interessa é apenas detalhar os gastos por categoria. Então, eu tenho apenas duas colunas para cada mês: o nome do gasto (p.ex: abstacimento no posto tal) e o valor gasto (R$ 80). A formula da PlanA vai somar os valores gastos na categoria e vai operar uma subtração com o valor que eu aloquei previamente, mostrando o que eu ainda posso gastar nessa categoria.

O que me quebra, como vocês viram, são os intervalos entre as colunas! Na PlanA, a minha fórmula sempre salta duas colunas: B5, E5, H5, K5, N5

Enquanto que as planilhas que eu desejo somar saltam sempre uma coluna: B5, D5, F5, H5, J5, L5, N5

Então, quando eu arrasto a fórmula na PlanA, ela não acompanha o salto que ocorre na PlanB. Eu preciso de uma fórmula que me permita considerar esse intervalo de uma em uma coluna na PlanB a partir da fórmula da PlanA que eu vou arrastar.

Isso tudo manualmente é bem simples mas dá um trabalho danado.

Está muito confuso?

Muito obrigado pessoal.

Fala, @Leonardo_a1. Beleza?

Isto é um pouco complicado porque não mantém uma regularidade e, mesmo que mantivesse, ainda assim você precisaria utilizar outras funções e auxiliares que lhe ajudassem a automatizar isto um pouco.

Recomendo você a verificar 3 funções que utilizadas em conjunto podem te dar um norte de como fazer isso. São elas: DESLOC, ENDEREÇO e INDIRETO.

Este artigo fala um pouco sobre a função DESLOC: https://blog.luz.vc/excel/funcao-desloc-e-corresp-excel/

Este vídeo fala um pouco sobre o uso da função ENDEREÇO junto com a INDIRETO: https://www.youtube.com/watch?v=HrjymuV1kfo