Sou novo nesse mundo VBA com Excel

Sou novo nessa programação VBA no Excel, comprei um livro para aprender e estou com uma idéia de projeto para aprender na prática, porém não sei se é possível de ser realizado.

Trabalho com uma planilha de dados extraídos do SAP. Nessas planilha são lançadas o valor bruto da fatura, o valor líquido e quanto meu cliente pagou. Se houver alguma diferença entre o valor pago pelo cliente e o meu valor líquido, a fórmula na planilha já me identifica o valor total dessa diferença em R$ e o valor em % (alíquota do imposto total). Porém, após identificar esses impostos eu preciso quebrar ele.
Por exemplo: Supondo que um cliente fez um pagamento retendo 1,50% de Imposto de Renda e 4,65% de PIS, COFINS E CSLL, a fórmula carrega o valor total da diferença, ou seja, 6,15%. Depois manualmente eu tenho que separar esse dado conforme o tipo de imposto e a alíquota da retenção (VOCÊS TEM UMA IDÉIA DO TAMANHO DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO BRASIL? KKKK). Em fim, são muitos lançamentos por semana e por mês. E eu gostaria de criar uma rotina automatizada, onde eu colocasse o mouse num botão e de forma automática, o excel identificasse o total da alíquota e separasse de acordo com cada imposto e suas respectiva alíquota, lançando o valor em R$ em cada célula.

Muito ousado?

Meu primeiro código VBA foi algo simples era um código para fazer planilhas do mês com o nome dos funcionários e espaço suficiente para colocar presença, falta entre outros depois de um tempo fiz um formulário, enfim no final das contas o código ficou gigante e eu conseguia fazer a planilha para qualquer departamento. Para mim esta ideia na época era ousada, como comecei? Fazendo algo simples. Não tenha medo de ousar. Você vai errar muito antes de fazer o certo e depois vai aprender a fazer melhor e mais rápido.

Siga na sua ideia. Clareie-a ao máximo. Conte conosco.

bom dia @alefran82.

Você tem alguma planilha com o modelo para podermos acessar?

Caso não consiga upar, pode encaminhar via e-mail… anderson.weizenmann@gmail.com

Abraço.