Tarifa de Frete

Tenho numa planilha uma tabela de tarifa de frete pelo peso:
de 0 a 20g = 1,85
de 20,1 a 50g = 2,55
de 50,1 a 100g = 3,55
de 100,1 a 150g = 4,35
de 150,1 a 200g = 5,10
de 200,1 a 250g = 5,90
de 250,1 a 300g = 6,75
de 300,1 a 350g = 7,55
de 350,1 a 400g = 8,30
de 400,1 a 450g = 9,10
de 450,1 a 500g = 9,90

baseado nessa tarifa quero que numa outra pasta de trabalho ao inserir o peso em A1, C1 já apareça o valor referente ao peso.
ex: 280,0g em A1 , 6,75 em C1
Existe uma fórmula ou formatação ou uma macro para isso?

Bom dia @quitomoreno, para este caso você deve criar uma tabelinha auxiliar na sua planilha com esses dados que você nos passou e utilizar a função PROCV para te dar o resultado. Veja neste exemplo a fórmula:

Exemplo Yure.xlsx (9,4 KB)

OK fantástico Yure, esqueci de mencionar um detalhe, quero que seja limitado até 500g,
pois quando digitei 800g ele retornou R$ 9,90, ao invés disso ele deverá dar um alerta dizendo “Limite ultrapassado” quando digitar valores a partir de 500,1.

@Yure vou me intrometer na conversa para ajudar…
@quitomoreno é só acrescentar na lista e trocar a formula até a celula que vc definiu… Veja a tela que enviei.
abs

Exatamente @quitomoreno, eu tinha observado isso mas fiz exatamente como tinha pedido, :stuck_out_tongue:

Valeu pela ajuda também @lporto .

Acho que uma solução bacana para o @quitomoreno seria apenas adicionar mais uma função SE, alterando a fórmula de H5 para a seguinte:

=SE(G5>MAIOR($B$4:$C$46;1);“Peso ultrapassado”;SE(G5<>"";PROCV(G5;$B$4:$D$46;3);""))

Dessa forma, caso o peso em gramas seja superior ao maior valor encontrado na tabela, no caso o 500, a fórmula retorna o resultado como Peso ultrapassado. E o @quitomoreno pode expandir a tabela auxiliar caso deseje expandir o limite sem precisar fazer alterações na fórmula.

Acho que me expressei mal, quis dizer que prefiro que haja uma mensagem de alerta (pop up)impedindo a digitação de valores a partir de 500,1g. É possível?
Agradeço a atenção de vocês, Yure e Iporto, obrigado mesmo pela ajuda.

É possível sim @quitomoreno.

Caso queira bloquear a célula para que não sejam digitados valores acima do que você definiu, você pode utilizar a ferramenta de Validação de Dados que existe no Excel.

Selecione a célula onde o peso em gramas é digitado e faça o seguinte processo:

Espero que não se incomode com minhas habilidades artísticas :stuck_out_tongue:

Valeu pela ajuda muito obrigado! Parabéns pelo ótimo trabalho!
Yure e Iporto
Abçs.

perfeito @Yure, só que a manutenção desta maneira fica mais dificil para o usuário, que não deve ser o caso.
abs