Usar nome como referência para cálculo de soma e média

Olá, pessoas! Como faço para automatizar uma soma e uma média a medida que vou adicionando novas informações?

Sempre que eu adicionar a palavra lápis ou caneta nos quadros mês 1, mês 2, mês 3…, queria que automaticamente a tabela acima somasse as quantidades e fizesse o cálculo do custo médio.

Will, Bom Dia.

Fica difícil testar formula ou faze com imagem, poste um modelo, exemplo não estou vendo se esta na coluna X ou Y e nem Lina X ou Y, poste um modelo

Decio

Decio, Bom dia.

Obrigado por se disponibilizar a responder a minha questão. Segue em anexo o modelo da planilha Exemplo.xlsx (10,6 KB)

Will

Apesar de sua planilha esta de forma complicada para os lançamentos dos meses, fiz a formula com base do modelo, confere se esta correta.

Se minha resposta foi útil, clique no coração é uma forma de agradecimento da ajuda

Se você Visitante Também gostou e foi útil pode clique no coração

Decio
Exemplo Decio.xlsx (10,9 KB)

Muito obrigado, Decio! Fantástico como você conseguiu fazer exatamente como eu queria.

Os valores colocados na planilha foram apenas exemplificativos.

Queria me aprofundar mais sobre as fórmulas que você usou para fazer a operação. Você poderia indicar que assuntos pesquisar para aprender como você fez?

Boas @Wil e @deciog,

estive a ver o ficheiro e está bom mas no calculo do custo médio penso que não esta a fazer bem as contas ou sou eu que não estou a perceber a lógica.

Exemplo: 3 Canetas com o custo de $1 no total são $3 sendo o custo médio $1 e não é esse o valor retornado.

Nota: não estou a por em causa o trabalho de ninguem mas com os exemplos e duvidas colocados aqui tento ir aprendendo e o que não sei pergunto.

Obrigado.

Ganbala

Realmente estava errado posto novamente, pois coloque fixo o valor em 18, mas alterei para pegar o valor da célula

Exemplo Decio.xlsx (11,0 KB)

Will

Olha este link https://support.office.com/pt-br/article/função-somarproduto-16753e75-9f68-4874-94ac-4d2145a2fd2e?NS=EXCEL&Version=16&SysLcid=1046&UiLcid=1046&AppVer=ZXL160&HelpId=xlmain11.chm60276&ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR

O site oficial tem todas as formula conferir

Baixa novamente o anexo pois estava errado, corrigido

Espero ter ajudado

Decio

Muito obrigado pela ajuda! Vou melhorar com o Excel para poder ajudar outras pessoas no fórum