Usuários para Ponto de Equilibrio

Olá!

Estou criando uma planilha de balanço estimado para minha startup.

As despesas e receitas estão automatizadas. Tenho um campo onde imputo um numero de usuários estimados e então a planilha recalcula as despesas e as receitas esperadas para aquele público.

Está tudo funcionando bem, porém eu preciso de uma formula que me aponte quantos usuários são necessários para que as receitas fiquem iguais as despesas (ponto de equilibrio).

Alguém entendeu e sabe me ajudar?
Obrigado!

Olá, @Tadeu. Tudo bem?

Não há uma “fórmula” pra se calcular isso explicitamente. O Ponto de Equilíbrio nada mais é do que a soma de suas despesas dividido pela por cliente. Se você já tem as despesas, basta dividir pela receita por cliente.

Oi, xavier, tudo bem?

Deixa eu tentar explicar melhor:

Eu criei um quadro de despesas e outro de receitas com 3 valores de planos mensalistas para minha empresa.

Quando insiro qualquer valor na célula “Usuários estimados”, a planilha calcula as receitas e gera um balanço estimado.

Porém quando aumento itens e/ou valores das despesas, por exemplo, eu gostaria que a planilha me apontasse, baseado nas receitas e despesas, quantos usuários são necessário para atingir o novo ponto de equilíbrio, ou seja para que as receitas e despesas fiquem iguais.

Não consegui enxergar a formula ainda, mas imagino que gere um loop.

Alguma ideia? rs
Obrigado!

Talvez a lógica esteja em adicionar +1 usuário até que total das despesas seja igual ao total das receitas. Mas não sei como escrever essa formula.

@Tadeu, digamos que você tenha R$ 1.000 de custo fixo e R$ 100 a cada novo usuário. Um exemplo simples para a linha de raciocínio. Digamos também que a receita por usuário seja de R$ 300. Isso significaria um lucro de R$ 200 por usuário. Temos então que:

200x = 100x + 1000

Onde, x é o número de usuários, 200 é o lucro por usuário, 100 o custo por usuário e 1000 o custo fixo. Agora basta isolar o x:

x = 10

Logo, você precisa de 10 usuários para custear a operação. Ou seja, seu ponto de equilíbrio é 10.

Uma fórmula seria:

=CF/(L-CV)

Onde CF = Custo Fixo, L = Lucro (por usuário sem ratear o custo fixo) e CV = Custo Variável.

Ou ainda:

=CF/(R-2CV)

Onde R = Receita por usuário.