Válidacao de dados

Boa noite,
Meus amigos preciso de uma ajuda. Eu tenho um arquivo e preciso de 2 ajustes nele. O primeiro é restringir que a pessoa só coloque uma data até o limite de hoje.
Exemplo: Hoje dia 10/07/2019 a pessoa só poderia inserir uma data até 10/07/2019.
Caso ele tentasse inserir uma data maior, retornasse o erro: Não é permitido data futura.
O seguindo seria uma validação tenho uma combinação e gostaria que se a pessoa informasse um valor na primeira coluna na segunda só pudesse colocar uma das combinações possíveis. Ao tentar colocar algo diferente retornasse a seguinte informação: Combinação inexistente.

Segue o arquivo, agradeço quem puder ajudar. SILVIA_DADOS_PESSOAIS_VINCULOS.xlsm (123,1 KB)

Bom dia! Para a data, use validação de dados da seguinte forma:
2019-07-11

Para o preenchimento das listas, o ideal é trabalhar com a função indireto e de acordo com o que for preenchido na primeira coluna, será feita uma lista na segunda. Veja esse vídeo como exemplo.

Bom dia, obrigado pela ajuda. A data consegui fazer, a validação ainda não consegui. Vou tentar novamente.

Boa noite

Bom dia, obrigado pela ajuda. A data consegui fazer, a validação ainda não consegui. Vou tentar novamente.

Confira na planilha e dê retorno.

[]s

Ficou otimo amigo. Desculpa demora em da retorno. Obrigado de verdade.